-
O desafio da sucessão nas empresas e como resolver
Você sabia que apenas um terço das empresas familiares sobrevivem depois que o dono deixa de comandar o negócio? E dessas, só 15% chegam à terceira geração.
Os números são resultados de diversas pesquisas no setor. Mas, basta estar inserido no universo dos negócios para notar o quanto essa lacuna é palpável.
E com todos os problemas econômicos e mudanças de tendência que podem impactar uma empresa, certamente a sucessão se mostra como uma das principais culpadas da falta de perenidade.
Por que a sucessão é um problema para a perenidade?
Porque a sucessão é pouco planejada.
O que ocorre muitas vezes é a clássica passagem de bastão ao primogênito sem antes prepará-lo e treiná-lo, ou ainda sem perceber se seu perfil é adequado para assumir o negócio.
Outra situação bastante comum é a falta de expertise externa na estruturação do plano de sucessão.
Para garantir que a sucessão da empresa ocorra de forma estruturada e permita ao negócio longevidade, é preciso um planejamento de gestão abrangente, que avalie:
- objetivos da empresa;
- resultados;
- histórico;
- projeções;
- habilidades técnicas, comportamentais e profissionais dos envolvidos na sucessão.
4 passos básicos para organizar a sucessão do seu negócio
Planejar a sucessão não é fácil. Mas se você contar com os profissionais adequados para ajudá-lo e com a visão de negócio orientada para o resultado, perceberá que é uma missão possível, fundamental e até gratificante.
Para que você comece a compreendê-la, destaco os 4 passos básicos da sucessão.
1 – Entenda o histórico da empresa.
2 – Projete objetivos macro para o futuro do seu negócio.
3 – Analise cada herdeiro enquanto parte da companhia: o que cada um almeja, no que cada um é melhor, quais são suas habilidades.
4 – Treine-os, criando um projeto de plano e carreira que os capacite plenamente sobre o negócio e a empresa.
O planejamento sucessório é fundamental para a gestão eficiente da empresa e é contínuo.
Mas afinal, como estabelecer a sucessão na empresa?
E tudo isso está estabelecido na governança. Ela tem o que é necessário para estruturar de maneira profissional o negócio para garantir os resultados no curto, médio e longo prazo – o que inclui, também, a sucessão.
Em outras palavras a governança é uma solução de gestão que organiza tudo para que os decisores possam conduzir o negócio com segurança, inclusive acerca da preparação dos sucessores.
Sua empresa está se preparando para o amanhã?
Marcia Correa
Consultora em Gestão Estratégica e Governança em Empresas Familiares.