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Como liderar diferentes gerações
Liderar diferentes gerações pode parecer complicado, mas na verdade é algo plenamente possível e necessário.
Afinal, a empresa é feita de pessoas - e nunca houve tanta diversidade geracional entre as pessoas, no mercado de trabalho, como há hoje.
Por isso em nosso artigo de hoje, refletiremos sobre o tema - e destaco algumas práticas para aprimorar a liderança em ambientes multigeracionais.
Acompanhe!
Gerações: relembre cada uma
Antes de mais nada, vale a pena relembrar quem são os nascidos de cada geração. Veja!
Baby Boomers
Nascidos entre 1945 e 1960, essa geração costuma ocupar cargos de gestão ou estão há muito tempo na empresa.
Como profissionais, a principal característica dos Boomers é o trabalho árduo e lealdade aos empregadores. Como consumidores, são exigentes e gostam de sentir que não desperdiçam seu dinheiro.
Geração X
Nascidos de 1961 a 1980 são profissionais que geralmente ocupam os cargos de liderança e têm espírito empreendedor.
Como profissionais, um traço muito marcante é a sede por conhecimento e aprendizado, com real oportunidade de crescimento. Como consumidores, valorizam qualidade e marcas reconhecidas.
Geração Y ou Millenials
Nascidos entre 1981 e 2000, os Millenials ou geração Y se dividem entre cargos de liderança, sêniores e plenos.
Como profissionais, são pessoas que se importam em adotar rotinas das quais gostem e se identifiquem - é importante que o trabalho seja satisfatório, em si. Como consumidores, procuram por marcas que sintam ter valores compatíveis com os seus.
Geração Z
Nascidos a partir do ano 2000, costumam ocupar os cargos de entrada nas empresas.
Como profissionais, a característica marcante é a praticidade e a separação entre vida profissional e pessoal. Destoando da geração Baby Boomer, não procuram fidelizar-se às empresas, mas ao propósito próprio.
Como consumidores, são ainda mais exigentes com as marcas no aspecto de valores e reputação.
Gerações no mercado de trabalho: distribuição
Atualmente, o mercado de trabalho tem ativas essas 4 gerações. De acordo com um levantamento divulgado na Época Negócios, a distribuição geracional dos profissionais está assim:
- Baby Boomers: 16% (33 milhões)
- Geração X: 26% (55 milhões)
- Millennials: 34% (70 milhões)
- Geração Z: 24: % (51 milhões)
Como podemos notar, há uma enorme diversidade geracional dentro da empresa. No tópico anterior, onde temos os principais hábitos e características de cada geração, não é difícil perceber o desafio.
Vamos falar mais sobre isso, a seguir.
Principal desafio das empresas com diferentes gerações
Enquanto a geração Baby Boomer é leal ao empregador e tem a valorização do trabalho árduo como hábito natural de quem veio do pós-guerra, a geração Z é prática e encara o trabalho como trabalho, sem interferência na vida pessoal.
E quanto de um lado a geração X procura o crescimento hoje para desfrutar da recompensa amanhã, a geração de Millenials deseja sentir o prazer profissional no presente.
Apesar dessas características serem um pouco limitantes e rotularem as pessoas, é comum que elas se apliquem na maioria dos profissionais.
E este é o principal desafio das empresas: a forma como cada geração lida com o trabalho.
Por isso, entender as diferenças geracionais é fundamental. E perceber como extrair dela o melhor em relação à sua percepção sobre o papel do trabalho na vida é o caminho para liderar com eficiência um time de diferentes idades e contextos.
Como liderar diferentes gerações: o que não fazer
Nesse sentido, o ponto de partida para liderar com eficiência as diferentes gerações é justamente compreender o que não se deve fazer. Veja algumas premissas.
Ver uma geração como melhor do que a outra
Atualmente, 68% dos líderes acham que a geração Z é a mais difícil de liderar, segundo pesquisa veiculada na CNN.
Pensando nas duas pontas geracionais, naturalmente que a forma de ver a vida dos nascidos a partir do ano 2000 é muito diferente da percepção que têm aqueles que nasceram após a segunda guerra.
E talvez esse seja o cerne da dificuldade – uma falha de comunicação ocasionada por contextos diferentes.
A verdade é que não há uma geração inferior ou superior. Todas podem contribuir com aquilo que têm: experiência, criatividade, lealdade, praticidade.
Rotular indivíduos por causa da geração a qual pertencem
Outro erro comum em algumas lideranças é rotular o indivíduo como membro da geração – e portanto, um seguidor à risca da cartilha geracional a qual pertence.
Esse erro pode custar a descoberta de um grande talento.
Então, embora conhecer as principais características de uma geração seja importante para compreender padrões e desenvolver bases estratégicas gerais, o líder precisa prestar atenção na pessoa única por trás da idade.
Como liderar diferentes gerações: o que fazer
Agora, veja o que é necessário adotar dentro da empresa para liderar diferentes gerações de forma eficiente e colher o que há de melhor em cada grupo.
Crie processos internosNão há nada mais eficiente, especialmente numa época fortemente multigeracional, do que processos internos.
Eles funcionam com uma linguagem universal falada e compreendida por todos, independentemente de idade, hábitos ou contextos.
Assim, crie os processos de execução de atividades, de entregas, de mensuração de resultados e de todas as rotinas do negócio. Liderar bem começa com a organização.
Desenvolva vias de comunicação
Outra solução importante para gerenciar diferentes gerações é a comunicação, que precisa funcionar como via de mão dupla e de maneira estruturada.
Na prática, significa criar canais que permitam aos profissionais de diferentes gerações o espaço para serem ouvidos. Assim, é possível compreender com clareza as necessidades – tanto numa visão global de cada grupo, quanto individual de cada profissional.
Reuniões 1:1, pesquisas internas e até mesmo canais de denúncia formam esse conjunto de vias.
Realize treinamentos de soft e hard skills
Por fim, uma forma de liderar melhor o time é por meio dos treinamentos. O próprio líder pode aplicá-los se tiver o conhecimento, ou, pode contar com especialistas em gestão para isso.
Nos treinamentos de hard skills é possível equalizar o conhecimento técnico de cada geração. E nos treinamentos de soft skills, as gerações são capacitadas para se comunicarem melhor entre si e com a liderança.
Liderar diferentes gerações torna-se uma tarefa muito mais assertiva – e por que não dizer, satisfatória e enriquecedora – quando as ferramentas certas de gestão estão devidamente implementadas na empresa.
Marcia Correa
Fundadora e consultora da Metha Consultoria