• Dados, imagem, ChatGPT: como adaptar seu negócio à transformação digital?

    22 de Maio de 2023 • Categoria: Gerações Gestão Mudança Resultados

    De maneira gradativa, a transformação digital já está presente na realidade das pessoas e empresas há muito tempo. No entanto, os últimos anos aceleraram a inteligência dos recursos tecnológicos e popularizaram a discussão sobre essas mudanças.

    Assim, o questionamento de empresários e gestores sobre como adaptar o negócio às movimentações da tecnologia ficou ainda mais forte e frequente.

    Sob a perspectiva da gestão, trago aqui alguns exemplos de tendências da transformação digital, como eles podem ser utilizados na sua empresa e uma importante reflexão sobre como usar a tecnologia a favor do seu negócio. Acompanhe!

     

    ChatGPT e o relacionamento com o cliente

    O ChatGPT ganhou os holofotes nos últimos meses porque responde perguntas com naturalidade: explica o funcionamento das coisas, traduz idiomas, cria códigos de programação, realiza equações complexas e faz até poesia.

    Mas passado o burburinho, percebeu-se rapidamente que a ferramenta tem um limite de capacidade de desenvolvimento e comete erros. Com isso, humanos de todo mundo respiraram aliviados - parece que não é dessa vez que a tecnologia substituirá as pessoas.

    Ótimo! Mas, para que serve o chat?

    Os criadores responderam que o ChatGPT não veio para substituir o trabalho intelectual do ser humano, mas para ajudá-lo com tarefas repetitivas que podem ser automatizadas.

    Um exemplo: criação de diálogos para responder perguntas de clientes em chats online, nas funções de atendimento que não exigem uma abordagem altamente customizada. Em outras palavras, um FAQ mais inteligente e amigável.

    Afinal, embora a prática de automatizar conversas com consumidores não seja nova, a ferramenta traz a oportunidade de transformar essas interações frias em trocas um pouco mais funcionais e valiosas para o relacionamento da marca com o cliente.

    A tendência da Inteligência Artificial, como um todo, é essa. Auxiliar empresas em tarefas mecânicas, automatizando funções repetitivas sem perder a qualidade da interação. Mais ou menos como se fosse um aliado do ser humano, e não seu usurpador.

     

    Apps de imagem e força de vendas

    Imagine uma selfie sua ao lado de Cristo e os apóstolos, você com gladiadores romanos, você como capa de revista ou ainda como um viajante das galáxias cercado por extraterrestres.

    Nos últimos meses, aplicativos como Lensa e Midjourney também ganharam fama por sua capacidade de criar imagens muito realistas de seus usuários.

    E o que parece ser apenas brincadeira rapidamente se mostrou uma forma de usar a Inteligência Artificial como aliada nas vendas. Com as habilidades adequadas de programação e design, é possível incorporar a IA para criar cenários com o consumidor e o produto ou serviço oferecido pelo negócio.

    Um argumento e tanto.

     

    Dados, decisões e um cuidado a tomar

    Transformações digitais estão completamente ligadas às transformações da sociedade como um todo – o que inclui consumo e consequentemente resultado.

    Não é novidade que para conseguir acompanhar esses movimentos a empresa tem que tomar decisões acertadas. Nesse sentido, a tecnologia também tem entregado soluções interessantes para que a necessidade dos profissionais e empresários seja suprida.

    A coleta de dados e seu armazenamento está cada vez mais aprimorada por uma sorte de ferramentas de gestão. É possível medir a performance do time, analisar a qualidade de produtos e serviços, controlar custos e mensurar resultados com apenas alguns cliques.

    São os dados trabalhando a favor de um gerenciamento focado.

    No entanto, aqui mora uma pegadinha: se o gestor não reconhece qual problema precisa resolver, o que está funcionando e precisa manter, ou quais oportunidades têm de melhorar... as ferramentas não servem para muita coisa.

    Antes de adotar uma solução digital para um manejo consistente e verdadeiramente útil dos dados, é necessário organizar a empresa como um todo e mantê-la organizada – até para entender qual ferramenta usar em qual caso e como promover consistência ao que agrega valor.

     

    Transformação digital: uma aliada que precisa de orientação

    Muitos gestores cometem o erro de depositar toda sua confiança na transformação digital, sem entender que ela também precisa ser olhada com estratégia e criatividade.

    Em outras palavras, a tecnologia pode ajudar a empresa desde que seja aplicada adequadamente: a ferramenta certa no lugar certo.

     

    Como adaptar seu negócio à transformação digital

    Por isso, a melhor maneira de adaptar sua empresa à transformação digital é entender todos os pontos do seu negócio antes de fazer qualquer escolha.

    Como? Com uma gestão focada em resultado.

    Isso acontece porque gestão focada em resultado tem bastidores bem movimentados: para chegar ao resultado é preciso de processo. E processo acontece por meio de minuciosas tratativas em cada setor da empresa.

    Forma-se um leque, onde cada área tem seu planejamento, execução e mensuração – tudo convergindo para o objetivo central do negócio.

    E essa organização permite uma visualização clara da realidade da empresa – e, dentre outros pontos, uma visão embasada de onde ela pode se beneficiar do que a transformação digital tem para oferecer.

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