• Como se preparar para 2023 com um plano de ação eficiente

    21 de Novembro de 2022 • Categoria: Gestão Resultados

    Próximos do fim do ano, chega o momento de planejar o calendário seguinte. Pensando nisso, resgatei alguns tópicos que tratamos nas redes sociais e que até já trabalhamos aqui no blog. São práticas básicas que adotamos na Metha Consultoria empresarial e que costumam ser uma base importante para planejamentos complexos. 

    Veja, são pontos simples mas que podem ajudar a clarear os horizontes para o ano que vai iniciar. Confira!

    1. Faça um balanço geral do ano que passou

    O primeiro passo para fazer um planejamento eficiente é avaliar o que ganhamos, perdemos e aprendemos nos últimos meses – e aqui, dar o foco principal ao aprendizado.

     

    2. Defina suas prioridades

    Esse exercício de autorreflexão é o que definirá o seu plano para o novo ano. Elencar prioridades ajuda a definir metas e, com metas definidas, o plano nasce. Por fim, o planejamento torna as ações mais eficientes rumo ao resultado.

     

    3. Separe área por área

    Com as prioridades em mãos, é interessante aloca-las nas áreas às quais pertencem para que você possa ter uma visão mais clara do que o seu planejamento abrange e se está tudo bem equilibrado.

    Ou seja: descreva suas prioridades profissionais, financeiras, familiares e pessoais. Assim, fica mais fácil de se organizar.

     

    4. Trace o plano de ação

    Aqui, você coloca no detalhe as ações para cada plano e setor da vida, além de delimitar prazos e momentos para métricas.

    • Se você pretende lançar um projeto profissional, por exemplo, coloque no papel tudo que é necessário para conseguir esse lançamento. Caso você queira mudar de área, analise cada uma das etapas que serão indispensáveis para essa mudança – como iniciar um curso profissionalizante, treinamento ou faculdade.

    • Se a ideia é procurar por vagas de emprego, entenda o que precisa ser feito para se recolocar profissionalmente. Você quer abrir um negócio próprio? Trace as ações necessárias para isso. Quer continuar como está, mas sempre aprimorando e melhorando? Também pode, é só definir o que manter e no que melhorar.
       
    • Se você quer melhorar sua saúde, coloque no papel o que precisa fazer todos os dias para aprimorar seu bem-estar. Alimentação, exercícios e até corte de hábitos. Coloque também marcos para medir seu progresso – datas para se pesar, fazer um exame de sangue, etc.
       

    5. Considere imprevistos

    Sabemos bem que os imprevistos acontecem, né? E um bom planejamento também os leva em consideração. Nessa etapa, você pode agir de duas formas: preparar-se com ações e preparar-se psicologicamente.

    Ou seja: você tanto pode deixar algum dinheiro guardado para dar conta de imprevistos financeiros, quanto pode preparar-se psicologicamente para lidar com aquilo que não estava previsto e aconteceu.

     

    6. Consuma conteúdos edificantes

    Tem muita coisa boa para ler e que nos ajudam a manter a organização para planejar, executar e ter sucesso.

    Assim como na saúde física, a saúde mental e profissional exige que a gente se alimente bem para atingir resultados, não é? E para isso, os conteúdos de qualidade que temos disponíveis em tantas plataformas podem ajudar.

    Portanto, tire algumas horinhas das próximas semanas para fazer um saudável exercício de reflexão sobre seus desejos e necessidades e, a partir disso, traçar suas prioridades, metas e ações para alcança-las. Tenha ousadia, coragem e visão - aí, é só abraçar 2023 e seguir em frente!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.