-
Desmistifique a inovação e veja os resultados
Inovar é criar algo extraordinário e nunca antes imaginado? Afinal o que é inovar? Posso começar essa desmistificação do conceito de inovar com uma frase da qual gosto muito: “Se eu perguntasse aos clientes o que eles queriam, teriam dito cavalos mais velozes”.
Quem disse isso foi Ford e, ao invés de oferecer o que os clientes achavam que queriam, ele entendeu o real problema que precisava ser resolvido: os consumidores queriam se locomover melhor e com mais rapidez.
Inovar, portanto, está ligado a compreender um problema e desenvolver uma solução para ele. Vou repetir: inovação é desenvolver a solução para um problema.
Por isso, o ponto de partida é perceber o problema. Já a continuidade da jornada da inovação está nas soluções de processos, produtos e serviços no dia a dia.
Não à toa, inovação é uma das principais buscas dentro das pequenas, médias e grandes empresas.
O que a inovação não é
E para compreender seu poder no dia a dia e resultados, o ponto de partida é compreender o que inovar não é
1. Inovação não é uma ideia mirabolante por dia
Sim, ideias mirabolantes são muito bem-vindas e eventualmente elas surgem. Mas inovação não pode ser resumida nisso. Não se sinta pressionado (e nem pressione seu time) a inovarem nesse nível gigantesco e diário. Inovação não é sobre isso.
2. Inovação não é somente investimento alto em tecnologia
Muitas empresas sentem-se distantes de uma cultura inovadora porque acham que somente investimentos fora do orçamento trazem a inovação tecnológica necessária para crescer. Mas, inovação não é só aquisição tecnológica de grandes cifras.
3. Inovação não é ideia sem processos
Outra confusão comum é que para inovar é preciso deixar a imaginação fluir e retirar processos do caminho. Certamente, um erro. Sem processos as ideias de inovação não saem do campo imaginário – e quando saem, podem dar errado.
O que é inovação, afinal?
Inovação inclui sim as ideias mirabolantes, investimento e criatividade. Mas não é só isso.
Inovação é buscar melhorias continuas. É analisar o dia a dia de trabalho e os resultados da empresa buscando corrigir falhas, aprimorar práticas, ter consistência no que dá certo.
Assim, inovar exige processo interno, organização e planejamento. Dessa forma, a inovação é uma ferramenta diária que pode ser muito útil para a condução do navio, que é a empresa, nesse alto mar que é o mercado.
3 estratégias para melhorar a cultura de inovação na empresa
Ainda, destaco três estratégias simples para adotar no dia a dia da empresa e melhorar a cultura de inovação entre a equipe.
1. Líderes dispostos a inovar
Para que a cultura de inovação na empresa realmente se estabeleça é fundamental que os líderes se conectem com a causa.
2. Coragem de investir
Com organização e plena atenção aos processos internos, é fundamental abrir espaço no orçamento para investir em soluções que trazem melhorias.
3. Prestar atenção nas oportunidades
A partir de processos bem estruturados na gestão da empresa é possível entender os movimentos do mercado e com isso visualizar oportunidades. Aqui moram as chances de inovar e colher bons resultados com isso.