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Como trabalhar com as diferentes gerações, motivar e conseguir resultado
Vivemos uma época altamente multigeracional nas empresas. Do CEO aos estagiários, as diversas idades se encontram sob o mesmo teto, mas com referências, perspectivas e experiências bem diferentes.
E fechar os olhos para essa realidade é um movimento equivocado. Acompanhe!
Por que entender as gerações é uma necessidade?Porque nos últimos 100 anos, a realidade do mundo tem mudado significativamente a cada década. Isso se deve, especialmente, ao avanço da tecnologia. Explico.
Todas as revoluções que a humanidade promoveu e vivenciou contribuíram para as mudanças de comportamento das pessoas. Mas nunca houve avanço tecnológico tão rápido quanto os do centenário recente. Os últimos 50 anos, então, foram intensos.
Exemplos disso? Temos.
Há 20 anos, não podíamos mandar mensagens longas e fotos por celular. Há meros 10 anos, não assistíamos a filmes em alta definição na palma da mão e de onde estivéssemos. Há apenas 5 anos, não fazíamos tantas reuniões de vídeo em salas virtuais de todo canto do país – e do planeta.
Ocorre que a cada grande mudança tecnológica há também uma mudança de contexto mais ampla, que afeta o comportamento das pessoas.
O consumo de informação muda, as pautas de discussões mudam. Alteram-se as perspectivas, desejos e anseios. Tudo se transforma.
E aqui está o grande ponto: a diferença geracional fica mais evidente e pulsante. Ignorar isso é um erro de gestão que se traduz em colaboradores desmotivados, pouco produtivos e desistentes.
Consequentemente, o desafio é viabilizar que todas as gerações envolvidas no negócio estejam alinhadas para o mesmo objetivo.
Mas como fazer isso, se cada segmento etário parece falar línguas diferentes? A resposta é menos complicada do que parece: compreendendo cada geração e organizando a gestão para mantê-las motivadas.
Como motivar cada geração para ter mais resultado
Veja um pouco sobre cada geração e como uma gestão fundamentada em bons processos e treinamento pode motivar cada uma delas.
Baby Boomers
Nascidos entre 1945 e 1960, essa geração costuma ocupar cargos de gestão ou estão há muito tempo na empresa. Vindos de épocas de guerra e escassez, geralmente os Baby Boomers priorizam o trabalho, o que pode causar um pouco de conflito com as demais gerações que buscam uma rotina mais equilibrada.
O que motiva o Baby Boomer é especialmente a estabilidade de emprego e de resultados. Além disso, é uma geração que aprecia o reconhecimento por suas experiências do passado.
Geração X
São os nascidos de 1961 a 1980 e também são profissionais que geralmente ocupam os cargos de liderança. Um traço da geração X que vem da anterior é o foco no trabalho hoje, visando a recompensa amanhã. Por causa disso, pode haver algum conflito com a geração Y e Z.
Marcados pela dedicação e busca por conhecimento, foi a primeira geração a ter contato intenso com a tecnologia. Por isso, tem facilidade em se adaptar às realidades digitais.
Nutrida por espírito empreendedor, é uma geração motivada pela oportunidade de crescimento, remuneração adequada e oportunidade de capacitação.
Geração Y ou Millennials
Nascidos entre 1981 e 2000, os Millennials ou geração Y se dividem entre cargos de liderança, sêniores e plenos. Aqui há uma ruptura da percepção do trabalho, que passa a ser entendido como a recompensa em si. Ou seja: é preciso gostar do dia a dia.
Por isso, acabam buscando por cargos e atividades que estejam alinhadas aos seus propósitos. Assim, um dos fatores que os motivam é o reconhecimento de seus talentos direcionados às tarefas e que gostam e têm habilidade para executar.
Geração Z
Nascidos a partir do ano 2000, são os nativos digitais. Isso significa que eles estão imersos desde pequenos no ambiente virtual como parte da realidade – não há tanta separação do que é offline e online.
Com isso, é uma geração que ampliou sua compreensão sobre o que é o trabalho: desejam estabilidade financeira e sucesso, mas dentro de uma carreira que amem. O desafio aqui é proporcionar essa percepção de que a carreira amada pode ser a que ele já começou a construir.
Ocupando cargos pleno, júnior e de estágio, certamente são a grande massa que está entrando no mercado de trabalho e futuro de muitas empresas.
A geração Z preza pela sua vida pessoal, mas é altamente disponível e presente se for motivada. E uma das principais formas com as quais os jovens Z são motivados é quando se sentem ouvidos.
E fica a pergunta...
Você tem processos organizados o suficiente e uma liderança treinada apropriadamente para reconhecer os movimentos e necessidades de cada geração dentro da empresa? Melhorar seus resultados parte deste ponto, também.