• Profissões do futuro: 5 carreiras que devem surgir e como se reinventar

    23 de Janeiro de 2020 • Categoria: Gerações Mudança Resultados

    Novas profissões estão começando a surgir e carreiras diferentes devem aparecer nos próximos anos. Isso é o que dizem especialistas em diversas publicações do ramo – e faz todo sentido. Afinal, com a inovação tecnológica é natural que as necessidades do consumidor mudem e, naturalmente, que o mercado de trabalho também evolua. 
    E como acompanhar esta mudança? Confira!
     

     

    Profissões que envolvem a tecnologia devem crescer. (Imagem: Pexels)

    Profissões que envolvem a tecnologia devem crescer. (Imagem: Pexels)

     

    5 profissões que devem surgir no futuro 

    Estudos nas áreas de tecnologia, carreira e recursos humanos apontam profissões que devem surgir nos próximos anos. Destaquei algumas das mais interessantes, divulgadas em publicações como Época Negócios e Guia do Estudante. 

     

    1. Walker / Talker

    Como o nome sugere, trata-se de caminhar junto ou conversar. E no caso dessa carreira, o foco são pessoas idosas. Basicamente, é uma plataforma onde o profissional se dedica a ouvir, prestar atenção e conversar com a outra pessoa. 

     

    2. Curador de memórias pessoais

    Aqui, o profissional dedica-se a pesquisar a vida do cliente e recria sua história através de recursos de realidade virtual. É uma forma de ajudar pessoas que perderam suas memórias. 

     

    3. Analista de segurança das cidades

    Aqui, o profissional acompanha o andamento de equipamentos para detectar atividades negativas – como ataques de hackers – aos sistemas da cidade.

     

    4. Monitor de carros autônomos e veículos aéreos

    O trabalho consiste em monitorar e inspecionar os veículos autônomos terrestres e aéreos, também conhecidos como drones. 

     

    5. Consultor de compras online

    Baseado numa análise minuciosa do perfil de compra do usuário, o consultor o auxilia a encontrar o que precisa pelo melhor custo-benefício.

     

    Emprego no futuro: por que se reinventar?

    Porque assim garantimos nosso espaço no mercado, que está sempre evoluindo e em movimento. E não se preocupe se você acha que se reinventar é complicado: não é o único. Mudar é mais difícil do que parece. 

    Inclusive, tenho trilhado meu próprio caminho de renovação e sei como sair daquele modus operandi ao qual estamos acostumados é complexo. Envolve uma série de alterações de mentalidade, de rotina e de tarefas. Mas passo a passo conseguimos quebrar barreiras e experimentar o novo.

    E uma coisa que ajuda muito neste processo de se reinventar é o conhecimento. É a busca por entender cada cenário e enxergar a evolução como uma oportunidade de descobrir algo que você nem imaginava que gostaria de fazer. 

    É isso, uma chance de conhecer novas facetas de habilidades que guardamos dentro da gente. 
     

     

    Reinventar-se é fundamental para crescer com o mercado. (Foto: Pexels)
     

    Pessoas e empresas: como se preparar para o futuro?

    Por meio da busca pelo conhecimento. Isso, porque nossas competências, enquanto funcionários ou empreendedores, podem e precisam ser desenvolvidas. Nos treinamentos que ministro às equipes de empresas de diversos segmentos, percebo a clara e positiva transformação do profissional, independentemente do nível de atuação dentro da organização. 
     

    E para se preparar para o futuro, as empresas precisam perceber a importância de desenvolver o time. Ao mesmo tempo, os colaboradores precisam ser comprometidos e dedicados nesse processo de busca pelo desenvolvimento contínuo.
     

    Certamente, somos eternos estudantes. E vale ressaltar que a tendência é que, cada vez mais, o conhecimento se espalhe em espaços diversos além da sala de aula tradicional. 

    Treinamentos corporativos presenciais, cursos pontuais e também cursos online fazem parte da educação continuada.  Inclusive, em matéria para a revista Forbes, especialistas afirmam que esse tipo de formação vai se tornar parte importante da avaliação de competências de um profissional. 

    E você está se preparando?

    Espero que tenha gostado do post e fique à vontade para comentar. 

    Abraços
    Marcia.

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

1 COMENTÁRIO(S)

Muito bom!

comentado por Rodrigo em 05/05/2020

Obrigado, continue acompanhando nossas postagens.

comentado por Marcia Correa em 05/05/2020