• Planos 2020: como alcançar metas que você não cumpriu em 2019?

    17 de Dezembro de 2019 • Categoria: Comprometimento Mudança Resultados

    Como alcançar metas que planejamos, mas deixamos de cumprir? Essa pergunta é bastante comum. Afinal, quem nunca manteve na gaveta os planos que traçou para o próximo ano?


    A boa notícia é que algumas técnicas podem ajudar a entender o que deu errado e seguir o processo até o final, batendo a meta e realizando o seu sonho. E esse é o nosso tema de hoje!


    Confira!

     

    Como alcançar as metas que não cumprimos ano passado? O segredo está em entender os erros e planejar melhor.  (Imagem: Pexels)

    Como alcançar metas: descubra o que deu errado


    O primeiro passo para alcançar as metas que você traçou, mas não perseguiu é analisar onde está o erro. Geralmente, eles estão em alguns hábitos ou até mesmo na meta em si.


    Acompanhe.

     

    Erro 1: procrastinação


    O primeiro erro na execução das metas é a procrastinação. E o começo do ano pode proporcionar o ambiente ideal para essa vilã entrar em ação. Isso, porque o calendário mostra doze meses inteiros pela frente – e com eles a falsa sensação de que há bastante tempo para fazer tudo que a gente planeja.


    Esse punhado de semanas do ano podem nos levar a pensar que podemos começar na próxima segunda, no próximo dia primeiro, no próximo semestre... e quando vemos, chega dezembro novamente. E aí, é tarde demais.

     

    Erro 2: falta de foco


    Mais um possível erro do planejamento é a falta de foco. Elencar inúmeras metas diferentes dentro de uma mesma área pode fazer com que você não saia do lugar – e o motivo disso tudo é simples. As horas passam rápido e ser engolido pela rotina é muito fácil. Ou seja: sobra pouco tempo para realizar e se o foco não está definido, ficamos paralisados e acabamos não fazendo.

     

    Erro 3: fata de prioridades


    Atrelada à ausência do foco sobre o que você deseja fazer, está a falta de prioridades. Muitas vezes, alguns objetivos estão a caminho de serem alcançados mas paramos na metade porque a situação toda fica muito confusa e perde o sentido. Isso é resultado de começar algo de trás para frente ou – como diz o bom e velho ditado – colocar a carroça na frente dos bois.


    O resultado vem quando há processo e num processo sempre há prioridades - o que precisa ser feito primeiro, depois e por último.

     

    Erro 4: medo


    Por fim, um fator que impede atingir metas é o medo – especialmente de algo novo. Receio de um projeto diferente não dar certo é bastante comum e geralmente paralisante. E muitas vezes, o medo só existe por falta de informação.


     

    Identifique o que te atrapalhou para combater esses vilões! (Imagem: Pexels)

    Como alcançar metas: trace um plano consciente


    Depois de entender o que impediu que suas metas fossem alcançadas, fica mais fácil de desenvolver um planejamento de ano novo consistente. E, acima de tudo, que você vá realizar.
    Veja como fazer para alcançar suas metas de ano novo - dessa vez, pra valer.

     

    1. Defina objetivos e metas


    Tecnicamente, objetivo é uma coisa grande. Enquanto isso, metas são as etapas percorridas dentro de um espaço de tempo para atingir o objetivo. Por isso, o primeiro passo para alcançar suas metas e, consequentemente, objetivos, é definir.


    Defina primeiro seu objetivo – por exemplo, comprar uma casa. Depois, defina as metas: conhecer opções de compra, entender financiamentos, saber quanto dinheiro você precisa juntar, estabelecer uma meta de economia até o fim do ano, bolar um planejamento financeiro, aceitar trabalhos freelance ou segunda renda, etc.


    E tudo isso, com prazos. Sim, metas estão atreladas a prazo para que se concretizem. Portanto, no nosso exemplo anterior, vale colocar uma data para cada etapa. Janeiro: entender financiamentos residenciais e valores de casas. Fevereiro: procurar trabalhos freelance. Março: começar uma poupança.  Outubro: ter juntado determinada quantia.  Novembro: ir até um banco negociar.

     

    2. Priorize e mantenha o foco


    Outro ponto importante para alcançar metas que ficaram de lado no ano passado, é priorizar. O que é mais importante para você? O que você precisa fazer primeiro para conseguir atingir isso que te importa?
    Definidas as prioridades, estabeleça que suas forças precisam estar direcionadas ao objetivo.  Aqui, mais uma pergunta ajuda: isso que vou fazer agora me aproxima ou me afasta da minha meta?

     

    3. Curta o caminho


    Por fim, é fundamental aproveitar tudo durante o trajeto. Como dizem: apaixone-se pelo processo e os resultados virão. É verdade. Além disso, a vida é uma eterna jornada. Por isso, para vivê-la plenamente, é necessário ver a beleza de cada momento – inclusive, da caminhada para a conquista de nossos sonhos.

     

     

    Aproveitar o caminho é essencial para alcançar metas e, principalmente, viver mais feliz. (Imagem: Pexels).

     

    Tenho certeza de que se você analisar com carinho e atenção o que te prendeu em 2019 e traçar um plano focado para 2020, suas metas vão virar realizações.

     

    Espero que tenha gostado do post de hoje! E fique à vontade para contribuir nos comentários.


    Aproveito para agradecer pela companhia em 2019 e desejar um próximo ano incrível!


    Continuaremos juntos e com muitas coisas boas!


    Abraços,


    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.