• Como atrair e fidelizar clientes: dicas práticas

    19 de Setembro de 2022 • Categoria: Gestão Resultados

    Como atrair e fidelizar clientes está sempre entre as metas de empresas e empreendedores. Faz sentido. Atrair é fundamental para garantir o crescimento. Fidelizar permite manter uma base segura de receitas. Ou seja: são movimentos fundamentais para qualquer negócio. E você sabe como atrair e fidelizar mais?

    Neste post, trago dicas interessantes. Confira!

    como fidelizar clientes - atendimento num comércio

    Seja micro, pequena, média ou grande, qualquer empresa precisa atrair e fidelizar. (Foto: Pexels)

    Como atrair mais clientes

    Para atrair clientes é preciso seguir alguns métodos que têm relação com as tendências comportamentais dos consumidores e movimentos da sociedade. Sempre mantendo em mente que é fundamental testar o que dá certo e o que não dá para o seu negócio. Separei aqui algumas dicas de ações que você pode adaptar ao seu nicho e executar. 

     

    1. Faça conteúdo informativo

    Com a internet, as empresas precisam se preocupar em fornecer mais do que propaganda – aqui, entra o conteúdo informativo. Ou melhor, o marketing de conteúdo, que faz parte das estratégias de inbound marketing. 

    Trocando em miúdos, significa oferecer uma informação útil e gratuita para o seu público sobre o seu setor. Esse tipo de material atrai pessoas, desperta o interesse e pode gerar conversão. Além disso, ajuda seu site a se posicionar melhor nas ferramentas de busca – tanto de forma orgânica quanto paga. 

     

    2. Mescle conteúdo informativo com comercial

    Além de produzir conteúdo informativo, é fundamental divulga-lo para gerar tráfego para seu blog ou site. Essa divulgação pode ser nas redes sociais, mesclando-a com divulgação de produto. 
    Com o conteúdo informativo você desperta engajamento, criando uma boa base de seguidores que vão acompanhar o conteúdo publicitário quando você o postar. 

     

    3. Faça eventos digitais ou presenciais

    Outra forma de atrair novos clientes é a partir de eventos, que podem ser presenciais ou digitais. Nos eventos presenciais, palestras e mostras são boas opções – tudo depende do seu produto ou serviço. Já os eventos digitais podem ser webcasts, desdobrando um tema interessante sobre seu mercado para que as pessoas façam perguntas e participem. 

     

    4. Aposte na mídia tradicional

    Ainda existem as formas clássicas de atrair clientes, como as mídias de televisão, rádio ou impressas –anúncios de jornal ou panfletos, por exemplo. Mais uma vez, é essencial falar com seu público, por isso escolher uma mídia tradicional requer pesquisa sobre os hábitos do seu consumidor alvo. 

    Como fidelizar clientes

    Fidelizar é bem interessante porque custa até 5 vezes menos do que atrair um novo cliente. Aqui, o primeiro passo é estudar indicadores de gestão que mostram o movimento da carteira. Além disso, o ciclo de vida precisa ser medido: quantidade de clientes novos, perdidos e ativos entram nessa. Agora, confira o que é preciso para fidelizar.


    • Definir processos claros e estabelecer controles eficientes que assegurem qualidade e prazo de entrega do que foi contratado/comprado. E sempre que possível, entregar algo a mais – surpreenda!

    • Contratar as pessoas certas para fazer o trabalho de cuidar do cliente.

    • Treinar e treinar, sempre! Quanto mais conhecimento e aperfeiçoamento tem o time, melhor será seu desempenho – e mais clientes perceberão as vantagens de ficarem com a sua empresa. 

    • Acompanhar o clima organizacional, afinal pessoas felizes entregam o seu melhor. 

    • Trabalhar com parceiros certos, que lhe permitam entregar o que você prometeu. 

    • Ouvir os clientes – pesquisas e cliente-mistério são ações que podem ajudar a entender a experiência do seu cliente. 

    • Atuar sobre as reclamações – elas sempre vão existir, mas o que diferencia seu negócio é sua atitude quanto a elas. 

    • Gerar experiências positivas nos clientes. Isso, porque criar conexão com seus sentimentos são características neste novo mercado e para este novo cliente, superconectado e informado. Inclusive, inúmeros estudos apontam que o consumidor valoriza mais a experiência do que o produto em si. 


    Quanto mais se aprende sobre atrair, converter e fidelizar, mais fácil fica para sua empresa manter-se forte num mercado tão competitivo quanto o que vivemos hoje. 

    Obrigada por acompanhar e fique à vontade para comentar!
    Abraços, Marcia.

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