• Por que organização contribui para o sucesso de empresas e pessoas?

    24 de Agosto de 2022 • Categoria: Experiências Gestão Resultados

    Por que organização contribui para o sucesso de empresas, empreendedores e pessoas? Minha resposta: porque a organização liberta. Com ela você consegue tempo, espaço e energia para realizar tarefas e projetos de forma eficiente. Confira este artigo até o final e entenda por que ela é o combustível essencial para seus resultados.  
     

    dicas organização

    Organização é uma habilidade abrangente e que traz muito mais do que uma mesa bem arrumada. (Imagem: Pexels). 

     

    Organização: criatividade e produtividade para o sucesso

    Como a organização tem influência em nosso nível de criatividade e produtividade, e como isso tudo nos leva ao sucesso de conquistar objetivos? Vamos entender.

    Introdução: a organização

    Ela não veio para ser chata. A habilidade da organização veio para nos ajudar a concretizar ideias, aproveitar melhor o nosso tempo e fazer tudo de forma verdadeiramente entregue. Sim, a organização nos ajuda a aproveitar bem tarefas, experiências, momentos e a vida no geral. Por isso, ela é tão importante para a criatividade, produtividade e – finalmente – para o sucesso. 

    Ato um: a criatividade

    A criatividade é um componente fundamental do sucesso empresarial, profissional e pessoal. E já ouvi algumas pessoas acreditarem que a organização atrapalha a criatividade. Por experiência, posso afirmar que é exatamente o contrário: a organização ajuda a trazer boas ideias, ela é base para ser criativo.

    Explico.

    No livro O Ócio Criativo, por exemplo, Domenico de Masi fala sobre a necessidade de tempo livre para criar, certo? Funciona. Mas, pense comigo: como é possível ter tempo livre em meio à bagunça de projetos, prazos e pendências?

    E digamos que mesmo em meio ao caos, a gente decida tirar esse tempo. Quem disse que a mente também ficará ociosa e com espaço para a imaginação fluir?  Estresse e ansiedade tomam conta e tempo livre para criar vira tempo ocupado por preocupações. 

    Portanto, essa ociosidade que fomenta a criatividade só pode ser alcançada através da organização.  Isso, porque a organização permite que a gente produza na hora certa, conseguindo reservar o tempo no relógio e o espaço na mente para o ócio criativo

    Ato dois: a produtividade

    Produtividade é a habilidade que temos de realizar mais e com mais qualidade, em menos tempo e com menos recursos. Não é à toa que empresas e pessoas estão sempre buscando ser mais produtivas. 

    E depois de compreender o papel da organização como importante promotora da criatividade, é mais simples de compreender também como estar organizado permite ser mais produtivo.

    Da simplicidade em montar um cronograma diário à complexidade de fazer um planejamento anual, a organização permite que as tarefas sejam realizadas em tempo hábil para sua conclusão. Ela ajuda, também, a manter o foco. A consequência disso tudo, é a produtividade. 

    Grand finale: o sucesso

    O sucesso é variável. Para uma empresa, o sucesso está distribuído em vários objetivos: lucrar, proporcionar um ambiente saudável para seus colaboradores, atender bem seus clientes, manter-se forte no mercado.

    Para pequenos empreendedores, está em tirar um sonho do papel, em ganhar dinheiro, em crescer.

    E na vida pessoal, pode significar contas pagas, paz nos relacionamentos, saúde, aprender um idioma novo, mudar de carreira, comprar uma casa, entre tantos outros sinônimos. 

    Mas independente do que significa o sucesso para você ou para seu negócio, o caminho para chegar até ele requer esforço. E esforço é bem investido quando feito com criatividade e produtividade. 

    Nesse sentido é que entra a organização. Com rotina, processos e tarefas organizadas, podemos desenvolver nossas ações com muito mais qualidade e em menos tempo. Foco aqui em qualidade: fazer mais, fazer melhor. Isso gera o sucesso - seja ele o que você quiser. 


    E durante a próxima semana, acompanhe no meu Facebook e Instagram um pouco mais sobre como ser organizado!

    E você, o que faz para se organizar?

    Espero que tenha gostado do post e sinta-se à vontade para comentar!
    Abraços, 
    Marcia. 

     

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.