• Como organizar as finanças: dicas práticas

    03 de Julho de 2019 • Categoria: Gestão Mudança

    Como organizar as finanças é uma dúvida bastante comum entre as pessoas. Afinal, a forma como planejamos nosso orçamento determina como fazer o dinheiro render mais. Sendo assim, da mesma maneira que uma empresa precisa cuidar de entradas e saídas para ter saúde financeira, nós precisamos. Quer entender mais? 

    Acompanhe as dicas neste post e mais: em breve, vou deixar aqui uma planilha de controle financeiro grátis para download. Fique ligado! 

     

    como organizar finanças

    Organizar as finanças é fundamental para desenvolver uma boa relação com o dinheiro (Imagem: Pexels)

     

    Benefícios de organizar as finanças

    Quando organizamos nosso orçamento de forma consistente, podemos aproveitar melhor o dinheiro. Por isso, destaco os principais benefícios de manter as finanças bem planejadas:

    • Menos dívidas: isso, porque passamos a evitar desperdícios, cortamos despesas e usamos o dinheiro conscientemente. 

    • Contas em dia: além disso, mantemos as contas sempre em dia, evitando pagar multas e mantendo o nome limpo na praça.

    • Linhas de crédito liberadas: com o nome limpo, temos crédito liberado para emergências ou para oportunidades. 

    • Oportunidades de investir: além disso, organizar as finanças permite investir para fazer o dinheiro crescer, para ter uma reserva ou para preparar novas empreitadas profissionais e pessoais. 

     

    Organizar as finanças ajuda a economizar e investir. (Imagem: Pexels)

    Como organizar as finanças para fazer com que o dinheiro renda mais: planilha de controle financeiro

    Para organizar as finanças, basicamente, é preciso anotar entradas e saídas. Além disso, é interessante fazer uma previsão dos gastos dos próximos meses, para saber quais contas virão.  

    Com isso, você mantém pagamentos em dia, sabe quanto precisa ganhar, quanto pode guardar e ainda avalia no que gasta dinheiro – o que permite identificar oportunidades de economia. 

    Siga os passos para fazer uma planilha de controle financeiro.  

     

    Passo 01: faça uma coluna com suas entradas

    Aqui, anote o que você ganha por mês. Se você é funcionário, coloque seu salário. Trabalha com comissão? Acrescente a estimativa também – e aproveite para usar a informação como meta. 

    Se você é empresário, anote seu pró-labore. 

    E se você é autônomo ou profissional liberal (formalizado ou não), descreva o pagamento dos clientes com quem você tem contrato. 

    Caso seu negócio não envolva contrato, anote a média do que você ganha – e aproveite para usá-la como meta de quanto será necessário faturar. 

    Vale lembrar que é importante separar as despesas pessoais das despesas do negócio, ainda que você não tenha empresa formalizada. Por isso, na medida em que as entradas chegam por meio da sua empresa, separe o que é do negócio e o que é seu. 

     

    Passo 02: faça uma coluna com as saídas fixas e variáveis

    Agora, separe as despesas entre as fixas e variáveis. Nas fixas, entram pagamentos que não mudam de valor – como a prestação ou aluguel da casa, prestação do carro, assinatura de internet. 

    Nas variáveis, descreva os gastos que alternam – como supermercado e combustível. E aqui, a dica de ouro: estipule um limite máximo do que você pode gastar nas despesas variáveis para não extrapolar o orçamento. 
     

    Passo 03: faça um balanço no fim do mês sobre tudo que foi gasto

    É interessante manter tudo que você gasta anotado para ter noção de onde o seu dinheiro está indo. 

    Você vai notar que muitas despesas são bons investimentos e que algumas podem ser evitadas – especialmente, multas por pagar contas em atraso ou compra do que você não precisa. 


    Como o 5S ajuda a organizar as finanças?

    A técnica 5S, que você aprende a praticar com este e-book gratuito, ajuda a organizar as finanças também. Especialmente, em dois dos cinco Ss: o senso de utilização e o senso de organização. 

    • Senso de Utilização

    Ao desejar fazer uma compra, a dica é se perguntar: “eu realmente preciso disso?”. Na maioria dos casos, essa primeira pergunta já elimina muitas despesas. A verdade é que queremos muito de tudo, mas precisar mesmo... precisamos de pouco.

     

    • Senso de Organização

    Aqui, entra o uso de uma ferramenta para organizar as despesas. Pode ser uma simples planilha, como a que está disponível no post. A ideia é anotar o que entra, o que sai e trabalhar com metas mensais de ganhos e de gastos dentro do planejado. 

     

    Com o 5S você pode organizar as finanças também.  (Imagem: Pexels)

    Cuidar das finanças permite que você tenha uma relação mais saudável com o dinheiro e até mesmo com a sua profissão, afinal, você consegue aproveitar mais os frutos materiais do trabalho. 

    Gostou das dicas? Fique à vontade para tirar dúvidas ou comentar abaixo!

    Abraços, 
    Marcia. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.