• Como trabalhar mais em menos tempo: Deep Work e benefícios

    24 de Janeiro de 2019 • Categoria: Experiências Gestão Resultados

    Como trabalhar mais em menos tempo: essa é uma pergunta bem comum hoje em dia. E ela existe, porque é bem frequente que a gente tenha a sensação de sobrecarga e muitas pendências.

    De acordo com o professor e escritor Cal Newport, por conta da infinidade de informações digitais e possibilidades de comunicação ao nosso dispor, é comum sentirmos isso.

    Desenvolvemos um comportamento muito mais reativo do que proativo e acabamos perdendo horas respondendo pessoas em diversos meios diferentes. Consequentemente, temos a sensação de que o trabalho demora muito mais tempo para ser concluído – afinal, demoramos mais para fazê-lo por conta de tanta interrupção e tentativa de retomar o foco.

    O resultado?  Chegamos ao fim do dia estafados, mas ao mesmo tempo frustrados pela sensação de que não fizemos tudo que deveríamos ter feito. Mas como acabar com isso e ser mais produtivo – e, de fato, sentir a produtividade?

    Aí entra o Deep Work.

     Muito cansado? Quer trabalhar mais em menos tempo? O Deep Work ajuda. (Imagem: FreePik)

    O que é o Deep Work

    Deep Work é um conceito que consiste em desligar todas as notificações de mensagens durante duas horas por dia. E, durante esse período, focar em uma atividade do trabalho sem interrupções.

    Segundo a professora Gloria Mark, em seu estudo O Custo do Trabalho Interrompido, podemos levar até 23 minutos e 15 segundos para retomar com todo o potencial a atividade que interrompemos. Isso significa que se pararmos cinco vezes durante o trabalho, perdemos aproximadamente duas horas de produtividade.

    Em compensação, se desligarmos totalmente nossas distrações, podemos completar tarefas difíceis em menos tempo e com muito mais qualidade. Por isso, usar o Deep Work diariamente pode ser uma oportunidade de trabalhar com mais qualidade e em menos tempo – e sentir essa sensação de produtividade no fim do dia.

     

     Trabalho sem interrupções: o Deep Work ajuda a produzir mais e a se sentir produtivo. Aproveite e baixe grátis o ebook 5S para ser mais organizado! (Imagem: FreePik)

    7 benefícios do Deep Work: trabalho sem interrupções

    Organizo minha rotina com base nas prioridades e direcionando minhas atividades às metas que desejo alcançar.  E isso inclui o meu consumo de conteúdo e comunicação.

    Inclusive, um ditado usado pela minha mãe me ajuda: primeiro a obrigação, depois a diversão. Pensando nisso, procuro manter tudo que envolve meus compromissos como prioridade – e a “obrigação” se torna prazerosa também.

    Depois, sobra um pouco de tempo para o consumo de assuntos diversos e que não têm relação com os meus projetos. 

    Existem várias maneiras de organizar prioridades. O Deep Work, ou seja, trabalhar sem interrupções de notificação por pelo menos duas horas, é uma delas.Separei aqui algumas vantagens que o trabalho ininterrupto pode trazer.

    1. Trabalhar em silêncio ajuda a pensar

    Trabalhar sem interrupção durante duas horas permite um tempo de qualidade para pensar em soluções mais criativas e assertivas. Isso, evidentemente, resulta em um serviço muito mais bem executado.

    2. Você começa a se sentir mais realizado

    Isso acontece porque duas horas de trabalho concentrado proporciona uma vivência intensa em cima da atividade. No fim, além de um resultado melhor para o projeto propriamente dito, você percebe que realizou mais em menos tempo e consegue experimentar uma sensação palpável de missão cumprida.

    3. Você comete menos erros

    Quando trabalhamos e interrompemos, aumentamos a chance de cometer erros a cada retomada. É como se o trabalho ficasse fragmentado. Já a concentração sem interrupções permite um foco 100% ajustado na tarefa, que se desenvolve com maior fluidez e assertividade.

    4. Menos erros significa menos tempo perdido

    Isso, porque você erra menos e não precisa de mais tempo para fazer correções. Simples assim!

    5. Você consegue cumprir prazos facilmente

    Para muita gente, prazo pode parecer um grande dilema. Mas quando você dedica uma a duas horas ininterruptas por dia para lidar com um determinado projeto, percebe que não fica tão difícil de fazer as suas entregas dentro do combinado.

    6. Você vai se sentir menos estressado

    Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque ao agendar sessões de Deep Work no seu cronograma de trabalho, você já sabe que aquele período de serviço ininterrupto vai render muito e que vai ser mais fácil de concluir o seu prazo em tempo – ou seja, um adeus para ansiedade. Depois, porque ao realmente ter momentos altamente produtivos durante o dia, o trabalho fica melhor e a sensação de realização é real.

    7. A qualidade do seu trabalho e a sua eficiência melhoram

    Simples: quando você consegue se concentrar sem interrupções, o serviço flui com facilidade, você dá atenção aos detalhes e finaliza tudo com excelência. Assim, qualidade de execução e sua performance profissional se aprimoram.

     

    Interessante esse conceito de Deep Work, não é mesmo? Espero que você tenha gostado da dica! E sinta-se à vontade para compartilhar suas técnicas de produtividade ou tirar qualquer dúvida aqui nos comentários!


    Abraços,
    Marcia.

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.