• Por que você deve rastrear seus hábitos - e como fazer isso para aproveitar melhor seu tempo

    21 de Junho de 2018 • Categoria: Experiências Gestão Mudança Resultados

    Vou começar nossa conversa de hoje com uma pergunta: você costuma rastrear seus hábitos? Prestar atenção no que fazemos com a nossa rotina é essencial para que sejamos verdadeiramente donos dela. E, assim, nos tornamos mais produtivos e evitamos aquela dificuldade de completar as tarefas de cada dia. 

    Se você rastrear seus hábitos, perceberá a quantidade de tempo que perde em tarefas desnecessárias e que lhe afastam de seus verdadeiros objetivos. E para resolver isso, acompanhe!

    Rastrear nossos hábitos é fundamental para o autoconhecimento e produtividade (Imagem: FrePik)

     

    Por que rastrear meus hábitos é tão importante?  
    Porque isso nos traz autoconhecimento. E o autoconhecimento é fundamental para todas as áreas da vida, inclusive, sobre como estamos utilizando o nosso tempo.

    A partir do momento que conseguimos perceber claramente como temos usado nossas preciosas horas, entendemos onde precisamos mudar e o que precisamos priorizar. Assim, cumprimos nossas tarefas, nos aproximamos de nossos objetivos e vivemos bem mais contentes.


    Como rastrear meus hábitos?
    Destaco duas maneiras interessantes: sozinho, ou, com ajuda de aplicativos. Veja:

    Para rastrear seus hábitos sozinho: passo a passo

    1. Seja sincero. Como você vai anotar tudo que vai fazer por alguns dias, é importante que não mude suas atitudes só porque está se avaliando. Seja honesto consigo mesmo para que o processo gere resultados. 

    2. Tenha relógio e bloco de notas à mão. Literalmente, anote tudo. Quando acordou, quanto tempo você levou para tomar banho, ler notícias no celular, se arrumar? Anote a hora que começou e parou de verificar as redes sociais, checar e-mails, falar ao telefone e trabalhar. Coloque tudo na ponta do lápis.

    3. Faça as contas. Depois de três, quatro dias, some quanto tempo diário foi gasto para cada atividade. Você pode se surpreender. 

     


    Conhecendo seus hábitos, você pode ter boas surpresas e ideias de como melhorar. (Imagem: FreePik) 

     

    Para rastrear seus hábitos com aplicativos: opções
    Veja algumas alternativas tecnológicas que podem ajudá-lo a monitorar sua rotina e aprimorá-la.

    StikK: criado por economistas comportamentais na Universidade de Yale, esse aplicativo ajuda a monitorar suas atividades e ser mais produtivo. Ele começa com um contrato (de mentirinha, com efeito motivacional) entre você e... você! Além disso, é fácil de mexer e gratuito. Está disponível para Android e iOS.

    Balanced: esse aplicativo te ajuda a monitorar o sono, exercícios e outros hábitos relacionados à saúde. Ele também é gratuito, fácil de usar e celulares com Android e iOS podem baixar. 


    Como usar melhor o tempo, ser mais produtivo e atingir metas
    Depois de rastrear seus hábitos, é bem possível que você perceba quanto mais poderia ter feito com o seu dia. Acertei? Por isso, separei algumas dicas para que você priorize e tenha muito mais produtividade


    • Faça uma lista de tarefas: prepare a sua agenda diária com todas as tarefas prioritárias, aquelas que você precisa fazer e aquelas que você quer colocar em ordem para alcançar seus objetivos. Anotar é um procedimento que te ajuda porque materializa a existência e a necessidade dessas ações, além de montar um cronograma organizado. 

    • Divida o seu tempo entre produzir, responder e intervalo. Ou seja, dentro de uma hora, encaixe o momento de produção – que deve ser o maior – o de responder e-mails e mensagens, e, o do intervalo. 

    Existem algumas técnicas de gerenciamento de tempo bem interessantes, como a Pomodoro: ela consiste em 25 minutos de produção sem interrupções e 5 minutos de intervalo. Depois de quatro pomodoros, faça um intervalo de 30 minutos.

    • Pense: isso me ajuda na minha meta? Sempre que você se deparar com uma escolha simples, pense em qual opção vai te aproximar da sua meta – e qual vai afastá-la. Seja qual for o objetivo (aproveitar mais o dia de trabalho, ter mais saúde, crescer na carreira ou guardar dinheiro, por exemplo) suas decisões vão te deixar mais ou menos próximo dele. E todas essas escolhas fazem parte do dia a dia, da rotina e dos hábitos. 

     

    Leia também: Organização e sucesso – uma relação que funciona!

     

    Tem espaço para o descanso?
    Com certeza a vida não é só trabalho. Mas, ela precisa ter propósito, certo? Por isso, a hora do descanso é supernecessária, bem-vinda e indispensável. Mas o ócio também não deve ser desperdiçado - é legal quando aproveitamos esse momento com consciência. 

    Gosto muito do livro Ócio Criativo, de Domenico de Masi, que nos ensina o quanto é importante usar o momento de ócio para inspiração, como é indispensável aproveitar bem o tempo. Recomendo!

     

    Rastrear os hábitos é viver melhor
    Rastrear nossos hábitos, como vimos, é superpositivo porque aprendemos a descartar o que não agrega, a priorizar e consequentemente a ter mais produtividade. Desse jeito, além de realizarmos mais, nos sentimos satisfeitos. E no fim do dia, é isso que importa! 

     

    Espero que tenha gostado de nossa conversa e fique à vontade para compartilhar e comentar. 
    Abraços,

    Marcia. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.