• Como combater o medo de começar algo novo

    21 de Novembro de 2017 • Categoria: Experiências Mudança Resultados

    Se você está terminando o ano com uma mistura de sensações e entre elas está a frustração, acredite, não é o único. Aqueles projetos audaciosos bolados em janeiro passam o ano inteiro na gaveta de muita gente. E o grande culpado, na maioria dos casos, é o medo. Isso mesmo, o medo do novo faz com que planos não sejam executados e o resultado é esse sentimento de tempo perdido, que aparece entre novembro e dezembro. A notícia boa é que algumas práticas ajudam a combater este receio, e esse é o nosso assunto de hoje.

    O medo do desconhecido aparece, mas algumas práticas ajudam a combate-lo (Imagem: FreePik)

    Por que o medo do novo aparece?
    Quem nunca ficou com medo de enfrentar uma situação nova, que atire a primeira pedra.  É bastante comum sentir insegurança em relação às novidades, principalmente quando envolvem o lado profissional e financeiro - como fazer um novo curso, trocar de emprego, abrir um negócio ou executar um projeto. E sob a lente da gestão, podemos entender que esse medo surge porque mexe com as nossas expectativas.

    Esperamos de nós mesmos que o futuro seja impecável, sem falhas. Então, criamos altas expectativas sobre nosso próprio desempenho e, sem querer, transformamos essa esperança em cobrança. A cobrança em excesso, por sua vez, acaba funcionando como um paralisador. E nesse momento, o medo do novo surge e cresce baseado no receio de errar, de não dar conta, de perder algo.  

    Medo: do saudável ao prejudicial
    Na medida adequada, o medo é saudável porque funciona como um mecanismo de defesa que nos protege daquilo que pode machucar irreversivelmente. O problema é quando esse medo cresce demais – e como tudo na vida é uma questão de equilíbrio, medo em excesso é ruim. Isso porque, muito medo faz a vida parar. Deixamos de ter experiências que podem trazer felicidade e até mesmo aprendizado.

    É normal sentir um desconforto inicial quando enfrentamos uma novidade. E não tem problema nenhum em gostar do que é familiar, de apreciar o conforto. No entanto, quando sentimos aquela inquietação e vontade de investir numa nova empreitada, mas, ficamos estagnados pelo medo, é que o problema se concretiza - não estamos confortáveis parados, mas também não conseguirmos sair do lugar. Ruim, não?

    Então, como combater o medo do novo?
    Algumas atitudes simples podem ajudar a enfrentar o medo e manter-se positivo para caminhar rumo às novidades e mudanças. Confira!

    1) Entenda o cenário e desmistifique temores: independentemente do tipo de novidade que você deseja encarar, é importante analisar tudo que a envolve. Assim, você conhece os obstáculos que virão pela frente e pode desmistificar medos e temores que, muitas vezes, são coisas da imaginação.

    Se você quer abrir um negócio, por exemplo, conheça tudo que faz parte do cenário do seu projeto. Há uma boa chance de perceber que grande parte do medo existia só por falta de conhecimento. Legal, não é?

    2) Tenha um bom planejamento: outra coisa que pode ajudá-lo a enfrentar o medo e partir para o novo projeto, emprego, curso ou viagem é planejar-se. Faça uma rota para cada passo, um itinerário com cada fase. Se o projeto novo envolve dinheiro, estude o que é preciso para economizar e onde você pode investir para agregar. Se envolve tempo, analise como priorizar suas atividades e organize sua agenda. Se envolve pessoas, converse com elas. O planejamento te dá um norte, segurança. E onde há segurança, não há espaço para receio.

    3) Converse com quem já passou pelo que você está passando: trocar uma ideia com quem já viveu a transição que você deseja encarar, é uma boa forma de diminuir o medo do novo. Isso porque, ao ouvir a experiência do outro, você conhece os atalhos que pode tomar e se prepara. Além disso, perceber que a outra pessoa superou desafios e atingiu o sucesso – seja pela conquista ou pelo aprendizado – é um combustível motivacional e tanto.

    4) Lembre-se de que você pode errar e começar outra vez: é importante que tenhamos bom senso, vontade de fazer tudo bem feito e, de fato, entregar o que temos de melhor. A gente não pode se apoiar no direito de errar para fazer as coisas de qualquer jeito. Mas, na vida, existirão situações em que você deu absolutamente tudo de si, porém, o resultado não foi positivo. E nesses casos, você não pode ser tão duro consigo mesmo.

    Portanto, pratique o pensamento de que errar é possível mesmo quando você fez tudo que estava ao seu alcance -  e que você pode começar do zero. Você vai perceber que a autocobrança destrutiva, aquela que é responsável por alimentar o medo causador da estagnação, diminui consideravelmente até desaparecer.

    Conhecimento, planejamento, conversas e autocobrança sem exageros permitem estratégias para encarar o novo sem medo. (Imagem: FreePik)

    Mudar suas práticas e a forma como você pensa são atitudes básicas para deixar o medo do novo para trás e começar a viver os melhores dias da sua vida.

    Espero que tenha gostado da nossa conversa de hoje e fique à vontade para participar nos comentários!

    Abraço,
    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.