• Momento da verdade: como falar com o chefe sobre algo que está incomodando?

    19 de Outubro de 2017 • Categoria: Experiências Gestão Mudança

    Nem sempre, num ambiente de trabalho, as coisas funcionam com a suavidade e beleza de um mar de rosas. É bastante comum perceber situações que necessitam de mudança e precisam da intervenção do gestor para melhorar. O salário que não aumenta, a promoção que nunca chega, o equipamento que está defasado e até mesmo o próprio comportamento do líder são alguns motivos para uma conversa franca. Mas, como falar com o chefe sobre algo que está incomodando? Algumas dicas podem ajudar. Confira!
     

    Uma conversa franca com o chefe pode ser difícil, mas traz soluções. (Imagem: FreePik)


    Por que é importante abrir o jogo com o gestor?
    Não é raro encontrar profissionais excelentes, que amam seus respectivos trabalhos, mas que têm dificuldade de se sentirem felizes dentro da empresa porque alguma coisa os incomoda profundamente. Como citei anteriormente, podem ser motivos diversos: salário, ambiente de trabalho e até o próprio gestor.
     

    Agora, imagine que tudo isso poderia ser resolvido com uma simples e franca conversa entre colaborador e chefe. Conversar com o gestor sobre o que incomoda é importante porque pode ser a solução para as insatisfações. Ao invés de remoer aquilo que perturba e trabalhar com o peso da frustração, essa troca de ideias pode gerar melhorias e um clima muito mais leve – consequentemente, um profissional satisfeito e uma empresa com melhores resultados.


    Como falar com o chefe sobre algo que incomoda?
    Você quer pedir aumento? Quem sabe precisa conversar sobre os horários de trabalho e a falta de flexibilidade. Ou, ainda, seu problema é o próprio chefe – a forma como ele se comporta – e como uma postura diferente poderia ser benéfica para o time. Sim, é preciso ter coragem para encarar a chefia e fazer uma reclamação (principalmente como a do último exemplo, não)?
     

    Mas, lembre-se de que tudo pode ser dito: o que importa é a forma como é dito. Por mais dura que seja a crítica ou a reclamação, você pode escolher bem as palavras e transformar aquela conversa com alto potencial de drama em uma troca de ideias leve e superprodutiva.
     

    Além disso, uma conduta franca é primordial para estreitar laços e construir a confiança, que cresce aos poucos e a cada dia, com o seu gestor e com a empresa. A partir do momento que ele percebe que, ao invés de remoer sentimentos negativos pelos cantos, você prefere conversar e resolver o problema, os laços se estreitam e a cumplicidade cresce. Agir com sinceridade e compaixão é uma excelente alternativa para melhorar o clima da equipe e focar no trabalho com satisfação.
     

    E para isso, preparei algumas dicas de como conversar com seu chefe sobre o que precisa mudar. Vamos lá?
     

    1) Ponha-se no lugar de quem vai ouvir: não esqueça que, por mais que o seu chefe pareça uma pessoa durona e inatingível, ele ou ela é um ser humano igual a você. Então, fuja da agressividade e de comentários que machuquem sentimentos. Lembre-se de que, no fundo, somos todos iguais – alguns mais sensíveis, outros menos – mas, iguais. Ficamos tristes pelas mesmas coisas, sorrimos pelos mesmos motivos. Mas vale lembrar que isso não significa que você precisa apelar para a bajulação ou deixar de dizer o que precisa ser dito. Apenas escolha bem as palavras e o tom. O foco aqui é aguçar a sensibilidade e tornar a conversa produtiva e sincera, sem ofensas ou falsidades.
     

    2) Sinta o clima: você quer conversar justamente durante um momento de tensão? A dica é não fazer isso. Espere por uma oportunidade em que o seu gestor esteja menos atarefado, com menos pressão dos superiores dele e, por que não, quando o time dele ou dela ganhou. Fique com o radar ligado para os momentos mais leves e que propiciam uma conversa igualmente mais serena. Só não vale usar essa espera estratégica como desculpa para postergar o papo, combinado?
     

    3) Destaque pontos positivos: elogios sinceros são muito bem-vindos e, infelizmente, subestimados. Por isso, antes de reclamar, destaque os pontos positivos da empresa, do seu posto e do próprio chefe – só tome cuidado para não cair no exagero e lembre-se de que objetividade também conta pontos positivos. Além disso, não há problema nenhum em salientar que o motivo para a conversa inclui o fato de você gostar do seu trabalho, de se importar com a empresa e, por isso, desejar melhorias por meio da extinção do que está incomodando.
     

    4) Mantenha a calma e o respeito: não permita que o nervosismo tome conte e o tire do foco. Lembre-se de que você é um colaborador que se dedica e tem direito de exigir o que lhe cabe. Por outro lado, equilibre a autoconfiança lembrando que o seu chefe tem uma colocação superior e que é preciso ser respeitado por isso também. Não há necessidade de florear demasiadamente as suas colocações ou diminuir-se. Não, mesmo. Apenas mantenha a calma, uma vez que você tem direitos, e o respeito, uma vez que o seu chefe é, bom, seu chefe. 
     

    Uma conversa franca entre chefe e funcionário, feita com calma, pode trazer excelentes resultados. (Imagem: FreePik)


    Manter a serenidade, sentir o clima, lembrar que você tem direitos e que seu chefe é um ser humano são alguns passos básicos para falar com ele sobre qualquer assunto e manter a troca de ideias produtiva. E nunca é demais usar a boa e velha máxima: uma boca para falar, dois ouvidos para ouvir e um grande cérebro para pensar.


    Espero que você tenha gostado do nosso papo de hoje, e fique à vontade para comentar!

    Abraços!
    Marcia.

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3 COMENTÁRIO(S)

Sinto que minha patroa está mim tratando . Com indiferença, ultimamente ela está agressiva Não posso errar , tudo tem que sair perfeito Não sei mesmo ,oq está acontecendo A princípio acredito que ela queira q eu pessa Demissão,pelo o fato de estar com 10 anos de empresa

comentado por Marinalda em 20/06/2019

Oi, Marinalda. 
Entendo sua situação e minha recomendação é conversar com ela. O diálogo é sempre a melhor solução. Sugiro que a chame para conversar e com calma e transparência, pontue que esta sentindo a indiferença dela e que gostaria de melhorar seu trabalho. Solicite um feedback e se comprometa em evoluir. Caso surja a questão do desligamento, você já deve estar preparada para um novo recomeço. Muitas vezes a mudança de empresa e novos desafios é o que precisamos para nos reinvertarmos e buscarmos novos horizontes. smiley Depois, volta aqui para comentar o que você decidiu fazer! Sucesso! 

comentado por Marcia Correa em 01/07/2019

Bom, vou ser dispensada assim que voltar de férias e diante disso pensei em conversar abertamente com minha diretora. Acha que pode ser um bom caminho e que talvez consiga reverter esse quadro?

comentado por Poliana couto em 20/12/2018

Olá Poliana!

Obrigada por interagir com o conteúdo do Blog, espero que as postagens sejam proveitosas para você.

Sobre sua pergunta, penso que o dialogo é sempre o melhor caminho. Conversas abertas nos oportunizam apresentar argumentos e também receber feedback. Estar preparada e receptiva para receber a devolutiva é importante para que a conversa não desvie para o caminho de desculpas e o resultado seja o inverso do pretendido. Minha sugestão é ser bem sincera: comentar que ficou sabendo da situação e que gostaria de entender os motivos da decisão para que você possa corrigir eventuais falhas e evoluir profissionalmente. De acordo com o feedback dela, você pode se comprometer em se desenvolver, pontuar um plano de evolução e talvez sim, reverter o quadro. Caso os motivos da empresa estejam além de sua responsabilidade, como por exemplo mudanças na estrutura, redução de cargos, etc., você já sabendo da situação, terá tempo hábil para se organizar, fazer contatos, organizar seu curriculum, fazer novos planos e quem sabe “fazer do limão uma limonada” e dar uma grande guinada na sua carreira. O que acha?

Sucesso para você!

Marcia.

comentado por Marcia Correa em 20/12/2018
Muito legal!
comentado por pedro em 15/11/2017