-
10 dicas para evitar que crises pessoais atrapalhem a vida profissional
Sabe aquela ideia de que é possível separar a vida pessoal da profissional? Temos que tomar cuidado com ela, porque em certos aspectos esse conceito é simplesmente impossível de cumprir. Somos seres únicos, portanto, o que acontece conosco em casa afeta o nosso comportamento no trabalho e vice-versa. E isso é perfeitamente natural. Mas, quando a solução dessas lutas pessoais não é tão simples e você simplesmente precisa continuar trabalhando (afinal, o mundo não para), o que fazer? Separei algumas dicas para evitar que as crises pessoais atrapalhem a vida profissional e vou compartilhar com você. Vamos lá?
Levar os problemas pessoais para o trabalho é natural, mas, é possível evita-los e não prejudicar a carreira. (Imagem: FreePik)
Por que as crises pessoais interferem no trabalho?
Como disse, isso acontece porque somos seres únicos - dentro da gente é onde todo o nosso pequeno mundo acontece. Os sentimentos estão todos ali, naquela mesma gavetinha chamada mente. Portanto, é perfeitamente entendível que os problemas pessoais acabem atrapalhando o desempenho profissional. Não podemos simplesmente desligar a parte do cérebro que guarda as lembranças e sensações negativas de fases preocupantes que vivemos fora do serviço. O que podemos, no entanto, é virar a chave. Mas, já vamos falar sobre isso.Quando sei que os problemas pessoais estão tomando mais espaço do que deveriam?
Quando fica quase impossível de se concentrar, quando postergamos demais as nossas atividades ou quando não há qualquer ânimo para começar a trabalhar, é hora de tomar algumas atitudes.Algumas atitudes corajosas – e bem simples – podem ajudar a deixar as crises pessoais fora da vida profissional. (Imagem: FreePik)
Como evitar que as crises pessoais afetem a vida profissional?
Lembra que eu disse que, apesar de não ser possível esquecer das crises, é possível virar a chave para focar no trabalho na hora do expediente?Acontece que quando os problemas da vida pessoal estão difíceis de resolver e, enquanto isso, a vida continua, o trabalho pode ser um excelente ajudante: ao se empenhar nas suas atividades, além de garantir a produtividade e desempenho, você se distrai. E tirando o foco do que não está indo tão bem, quem sabe, você consegue até achar uma solução saudável para isso.
Então, confira as dez dicas que preparei para que, naqueles momentos de crise na vida, os problemas fiquem do lado de fora da sua carreira e tudo acabe dando certo no final!1) Procure criar um hábito de relaxamento antes de ir para o trabalho. Pode ser meditação, alguns minutos ouvindo músicas que te inspiram ou até uma caminhada no parque.
2) No trabalho, sempre que possível, comece pelas atividades que mais gosta de fazer. Dessa forma, você consegue recuperar um pouco o entusiasmo e fica mais motivado para as outras funções do dia.
3) Organize a sua agenda, anote tudo o que precisa fazer e tente permanecer focado na realização das atividades diárias e semanais que planejou.
4) Converse com pessoas que fazem você se sentir bem. Aproveite o horário do almoço, por exemplo, para encontrar colegas, amigos ou familiares que lhe trazem paz, conforto e um bom sentimento.
5) Evite companhias negativas, que sobrecarregam ainda mais seu estado de espírito.
6) Leia notícias boas, coisas interessantes que restauram a fé na bondade dos seres humanos.
7) Descanse. Tire algum momento do dia e pelo menos um dia da semana para desacelerar o corpo e a mente.
8) Faça exercícios. Por mais clichê que essa recomendação pareça, ela é ótima. Quando nos exercitamos, liberamos hormônios responsáveis pela sensação e alegria e bem-estar. Isso definitivamente ajuda a focar no trabalho e deixar os problemas de fora, lá fora mesmo.
9) Lembre-se dos momentos bons que já viveu no seu trabalho, das realizações que já cumpriu na vida profissional e do quanto você é importante para o funcionamento da empresa e da sociedade. Acredite, você é.
10) Não tenha vergonha de pedir ajuda. Às vezes, tudo de que você precisa para enfrentar as lutas é uma simples orientação profissional ou um conselho vindo de quem realmente confia.
Com essas dicas simples, você consegue encarar os problemas da vida com menos preocupação e desenvolve a habilidade de tratar deles no momento certo. Assim, a sua vida profissional e suas conquistas não sofrem e, quando tudo voltar ao normal, a carreira continua caminhando numa boa.Obrigada pela companhia, compartilhe este post com seus queridos e fique à vontade para comentar!
Abraços,
Marcia.