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6 dicas para melhorar a experiência do cliente e vender mais
O nosso ciclo de conversas sobre a experiência do cliente ainda não acabou – esse tema é muito importante porque traz grandes melhorias para o seu negócio. Por isso, merece a nossa atenção, não é mesmo? Em outra postagem, falamos sobre o que a experiência do cliente é de verdade. E agora, vamos desdobrar algumas dicas de como melhorá-la para gerar resultados positivos. Vamos lá?
Experiência do cliente: satisfação para ele, lucro para você. (Imagem: FreePik)
Primeiro passo antes das dicas:
Se você ainda não leu o post passado, sugiro que você dê uma conferida para entender claramente o que é experiência do cliente e porque o seu negócio pode lucrar mais se você investir nela. É só clicar aqui, e depois de ler, voltar para cá. Combinado?Agora, vamos para as dicas.
1) Conheça o seu cliente
Existem duas formas de conhecer o seu cliente: a primeira, é quando você se dedica a pesquisar o mercado e entender do que o seu futuro consumidor gosta. A segunda, é prestando muita atenção quando ele já estiver em contato com você.
Ouça o que ele tem a dizer, fique atento aos seus anseios e coloque-se no lugar dele. Esses métodos te ajudam a conhecê-lo melhor e, assim, você consegue oferecer a solução que ele precisa. O resultado é uma experiência positiva para o consumidor e mais uma venda e chance de fidelização para você.2) Demonstre interesse verdadeiro
Minha dica não tem nada a ver com fingir estar interessado, não! E, muito menos, com deixar o desinteresse aparecer. É para sentir, verdadeiramente, vontade de entender e ajudar o seu cliente.Cultive o interesse por ele, alimente a vontade de atender melhor. Aqui, mais uma vez, a sugestão é colocar-se no lugar do outro e tratar o consumidor como você mesmo gostaria de ser tratado.
3) Foque na solução
Depois de ouvir bem o seu cliente e prestar atenção no que ele te diz (com e sem as palavras), é hora de pensar na solução para o que ele procura. Dedique-se a buscar na sua mente os produtos e serviços que atenderiam necessidades e, ainda, superariam as expectativas.4) Corrija seus erros
Seja ágil e mantenha a calma para corrigir eventuais erros. Se você ofereceu um produto que não agradou – ou até espantou – o cliente, mostre interesse em entender melhor o que ele está procurando. Aqui a dica é agir com sinceridade, mostrar que você quer compreender o que seu consumidor precisa, pois, a sua intenção é ajudá-lo de verdade.5) Invista na sua equipe
É fundamental manter a equipe sempre motivada e aperfeiçoada. Muitas vezes, a maneira como o seu time trabalha é um reflexo da sua gestão. Portanto, a cultura de respeito, incentivo moral, incentivo financeiro, treinamentos constantes e feedbacks negativos e positivos na hora certa (isso quer dizer elogiar para ouvirem, criticar em particular) são ações que formam uma equipe preparada e entusiasmada com o serviço de atender.6) Procure estabelecer relações de longo prazo
A desejada fidelização do cliente é um resultado direto do que ele sentiu. Portanto, todas as suas ações precisam ser dedicadas a entregar para o consumidor uma experiência positiva, para que ele crie vínculos de confiança, satisfação e gratidão com a sua marca e o seu serviço. E esses vínculos são a matéria-prima para a construção de um relacionamento duradouro entre ele e sua empresa.
Acerte o alvo: um conjunto de ações bem pensadas podem melhorar muito a experiência do cliente. (Imagem: FreePik)
Essas seis dicas simples são fundamentais para melhorar a experiência do cliente e trazer aquilo que todo o empreendedor sonha: uma clientela satisfeita e fiel.
Obrigada pela companhia e não perca os próximos posts!
Fique à vontade para participar nos comentários.Abraços,
Marcia.