• 3 coisas muito boas que o autodesenvolvimento nos traz

    21 de Março de 2017 • Categoria: Experiências Resultados

    Semana passada, pela manhã, ouvi no rádio um entrevistado dizendo que em certo ponto da vida todos nós ficamos obsoletos. Ele até usou o termo “obsoletamos”. Discordo disso. Penso que assim como a natureza, assim como o planeta Terra e até mesmo assim como as estrelas, enquanto vivemos, estamos em constante evolução. No entanto, para que essa evolução não seja apenas um mero amadurecimento inerente à idade, mas, seja também, a precursora de benefícios incríveis ao longo da nossa existência, é preciso que estejamos de mãos dadas com o autodesenvolvimento. E para provar, vou listar três coisas boas que ele nos traz e que nos fazem evoluir com alegria. Acompanhe!

    Autodesenvolvimento: um grande combustível para a vida toda (Imagem: FreePik)

    O que é autodesenvolvimento mesmo?
    Já conversamos sobre o que ele é, aqui, lembra? Mas, não custa fazer uma breve retomada: autodesenvolvimento é a busca pela evolução própria, é construir sua melhor versão a cada dia. Ou seja, autodesenvolver-se é procurar aperfeiçoar aquilo que você já sabe fazer, é aprender aquilo que você ainda não sabe e é estar sempre conectado às oportunidades de crescimento e melhoramento.

    E como o autodesenvolvimento nos ajuda - o que ele realmente nos traz de bom?
    Quando buscamos o autodesenvolvimento, identificamos aqueles pontos que precisam ser melhorados e, na sequência, trabalhamos para melhorá-los. Então, acontece a mágica:  depois desse aperfeiçoamento, nos deparamos com todos os benefícios trazidos por ele. Nesse momento, percebemos como buscar o permanente crescimento é bom e queremos mais. Com isso, o sucesso é certo. E na prática, podemos destacar 3 benefícios maravilhosos que o autodesenvolvimento traz. Veja:

    1) Ele nos traz motivação permanente – e com ela, resultados: o autodesenvolvimento, combustível que nos faz melhorar em um primeiro aspecto específico, acaba funcionando também como uma engrenagem de motivação permanente, influenciando-nos a querer aprimorar as outras áreas da vida. E, logicamente, quando nos tornamos melhores em algo, colhemos resultados. Que tal um exemplo bem simples? Vamos lá.

    Suponhamos que você deseja perder peso, mas não consegue. Começa a ler sobre o sistema digestivo, sobre nutrição e sobre exercícios físicos. Entende porque não consegue emagrecer e, com isso, busca a solução para o problema. Isso é se autodesenvolver. Depois de alguns meses, você percebe que perdeu os quilos que precisava e entende que foi graças ao autodesenvolvimento que atingiu tal resultado. Agora, começa a aplicar essa regra – de se autodesenvolver -  nas outras áreas: financeira, carreira, relacionamento. Ou seja, o autodesenvolvimento traz a motivação para que você permanentemente queira melhorar e, assim, colhe bons frutos. É um ciclo.

    2) Ele nos traz lugares felizes nos tirando dos tristes: a busca pelo melhoramento nos ajuda, também, a sair de uma fase ruim da vida. Se o que te deixa desanimado hoje é o seu emprego, sua carreira como um todo, o lugar onde você vive ou até mesmo a sua própria saúde, o autodesenvolvimento tem um papel fundamental para mudar esse cenário. Hipoteticamente, vamos imaginar que você é infeliz na sua carreira. Ao buscar o autodesenvolvimento – isto é, identificar o que te aborrece e procurar aprender novas coisas – você vislumbra um novo horizonte e pode mudar a história da sua vida profissional. O lugar triste vira palco do passado, dando lugar a uma paisagem bem mais colorida.

    3) Ele nos traz pessoas melhores: não é segredo para ninguém que as pessoas com quem convivemos influenciam muito a nossa vida. E quando buscamos melhorar, consequentemente acabamos nos aproximando de pessoas melhores também. E quando falo em “pessoa melhor”, me refiro a pessoas que pensam de forma parecida com a nossa e que nos impulsionam, nos fazem bem e nos agregam positivamente. Pessoas que nos levantam, nos animam e nos motivam entram no lugar daquelas que, quando estávamos estagnados, nos empurravam ladeira abaixo. Fantástico, não?

    Em vários aspectos da vida, o autodesenvolvimento nos ajuda a crescer (Imagem: Freepik)

    É possível perceber com facilidade como o autodesenvolvimento tem um papel importante na nossa caminhada. Ao priorizarmos a busca pelo conhecimento, por novas habilidades e por comportamentos que nos fazem melhores seres humanos, alcançamos aquilo que desejamos e vivemos mais satisfeitos e realizados. E essa é a melhor parte:  em qualquer idade, em qualquer época e em todas as áreas da vida, o autodesenvolvimento nos ajuda a manter o foco para conquistar o mundo em que queremos estar todos os dias.

    Espero que tenha gostado da nossa reflexão de hoje, e se tem alguma contribuição fique à vontade para participar!
    Abraços.
    Marcia

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.