• Confira 5 passos para avaliar sua profissão!

    02 de Fevereiro de 2017 • Categoria: Gestão Mudança Resultados

    Como você se sente no domingo à noite? Angustiado por ter que trabalhar no dia seguinte, ou, animado e com vontade de realizar? A resposta para essa pergunta traduz o seu nível de satisfação com a carreira. E se você escolheu a primeira alternativa, a reflexão de hoje é para você. Acontece que para ser feliz na vida como um todo é imprescindível que sejamos felizes, também, nas partes – especialmente na profissional, que é uma grande fração do que constitui o nosso dia a dia. Por isso, trago algumas dicas sobre como mudar de carreira e ser realizado de verdade. Acompanhe!

     

    Você é feliz na sua carreira? (Imagem: FreePik)
     

    Por que é importante ser feliz profissionalmente?
    Porque muito mais do que o nosso sustento, o trabalho traz a configuração do nosso cotidiano e de boa parte do que somos. É possível separar a vida pessoal da profissional quando o assunto é não expor a intimidade para os colegas, por exemplo. Mas, em se tratando de sentimentos de realização e satisfação, não há meios de apartarmos os dois lados – tudo acontece dentro de uma pessoa só. Cada um de nós.

    Portanto, se não somos felizes com nosso trabalho, torna-se muito mais difícil de sentir satisfação durante o dia e, consequentemente, as frustrações e desânimos vão para casa com a gente. A vida torna-se muito menos colorida e brilhante do que poderia ser se estivéssemos fazendo algo com o que realmente temos afinidade.

    Logo, ser feliz na carreira – o que significa trabalhar com algo que amamos, mesmo que cercados de desafios diários para superar – é viver genuinamente a felicidade e a realização. Isso é importante tanto para que tenhamos uma vida plena quanto para ajudar a nossa comunidade, pois quando atuamos no que nos desperta interesse, trabalhamos melhor e contribuímos para a sociedade de um modo geral.
     

    Ser feliz na carreira significa ser feliz na vida e contribuir para a coletividade. (Imagem: FreePik)
     

    Por onde começar: como mudar de carreira?
    Mudar de carreira e buscar um trabalho que te faça feliz requer coragem e planejamento. Mas, não se assuste. Uma vez que você dá o primeiro passo, os outros são mais fáceis de seguir e o resultado é completamente satisfatório.
     
    Portanto, se você não é feliz com sua vida profissional ou, até sente alguma satisfação, mas, sabe que poderia aproveitar seus talentos muito mais em outra área, confira esse passo a passo da mudança de carreira.

    1) Pense sobre o que realmente te deixa feliz: se você quer trabalhar com alegria, é primordial ter clareza quanto ao que te satisfaz. Escrever, fazer contas, estudar o corpo humano, entender de leis, cozinhar, enfim. São muitos os verbos que podem traduzir a área perfeita para você.  Busque o assunto que te satisfaz e como transformá-lo em fonte de renda.

    2) Defina seu perfil: agora que você já sabe em que área pretende atuar, escolha qual o tipo de rotina que tem mais a ver com a sua personalidade. Você gosta de dinamismo, inovação, quer ter clientes ao invés de chefes? Então, o empreendedorismo pode ser uma excelente alternativa. Prefere a sensação de alguma estabilidade, rotina de escritório e gosta de fazer parte de uma equipe? Construir sua carreira em uma empresa, nesse caso, é o caminho certo.

    3) Planeje seu financeiro: antes de pedir demissão é importantíssimo que você faça um planejamento financeiro para não se afundar em dividas. Estabeleça uma meta de quanto tempo você deve continuar no seu emprego para guardar dinheiro suficiente para abrir seu próprio negócio, ou, passar um tempo em busca de outro trabalho. Além disso, todas as suas ações devem convergir para esse objetivo: economize no que puder, faça trabalhos freelance, troque o carro do ano por um mais simples. O quanto mais você se esforça para ter um valor de suporte na poupança, antes conseguirá realizar seus sonhos profissionais.

    4) Profissionalize-se e aperfeiçoe-se: se você quer uma vida profissional em áreas de conhecimento totalmente distintas das que atua, ou, simplesmente deseja aprimorar aquilo que já conhece, buscar informação é fundamental. Cursos, leituras, palestras, graduação, pós, oficinas – tudo que vai te capacitar para trabalhar melhor é primordial. E lembre-se: os investimentos dessa busca por conhecimento devem ser acrescentados na lista do planejamento financeiro. Organização é tudo!

    5) Lance-se no mercado: conhecimento na mão, orçamento planejado, é hora de se lançar no mercado de trabalho. Se você vai empreender, comece com o essencial: páginas na internet (blog, site, redes sociais), comente com sua rede de contatos sobre seu novo negócio, bole um lançamento com promoção e ofereça o seu melhor. Se a ideia é começar uma nova carreira em empresas, a rede de contatos aqui é importantíssima: distribua seu currículo, conte para todos sobre sua busca e aceite estágios ou vagas temporárias para mostrar seu talento e brigar por um cargo efetivo. Quando você faz o que gosta, faz bem feito. E o resultado é positivo.

    A vida nos pertence. E se nós cuidarmos bem de todos os aspectos que a compõe, correndo atrás daquilo que nos motiva e nos faz sentir alegria, certamente alcançaremos os nossos objetivos profissionais. A carreira feliz se torna o fluxo natural dessa atitude.
     


    Vale lembrar que a organização é um importante mecanismo de busca pelo sucesso! Por isso, lancei um ebook sobre como os 5S’s podem nos ajudar a mudar de vida. Sinta-se à vontade para baixar, aqui. É totalmente gratuito!

    BAIXE AQUI!

    Grande abraço e vamos em frente!

    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.