• Como começar o ano novo com mais alegria?

    27 de Dezembro de 2016 • Categoria: Gestão Mudança

    Nesta época do ano é bastante comum pararmos para pensar naquelas metas que planejamos há doze meses e quais delas conseguimos cumprir no período que passou.  E durante essa reflexão, não é de se estranhar que a ansiedade bata à porta e provoque uma mistura bem inusitada de esperança com frustração. Mas, existe um segredo bastante simples para terminar o ano velho e começar o ano novo deixando de lado a insegurança e com a alegria e a motivação necessárias para correr atrás dos objetivos – sejam eles inéditos ou remanescentes. É a gratidão.

    Gratidão: um ingrediente importantíssimo para a felicidade. (Imagem: Mauricio de Sousa - Revista Turma da Mônica)

    Por que a gratidão é um combustível para começar bem o novo ano?
    Porque quando olhamos para trás e analisamos nossas experiências sob a ótica da gratidão, conseguimos perceber o lado bom de tudo que vivemos e vislumbramos o futuro com mais esperança, tranquilidade e otimismo.

    Por mais clichê que pareça, a grande verdade é que nos momentos difíceis, inevitavelmente, aprendemos valiosas lições e ficamos mais fortes. E quando ativamos a lente da gratidão, é mais fácil de detectar esses aprendizados. Já nos períodos felizes, a gratidão é responsável pelo valor que damos a tudo que nos fez sorrir.

    Percebendo os dois extremos – momentos leves e pesados – com a sensação de agradecimento permeando a análise, preparamos o nosso plano do ano seguinte com confiança de que podemos superar os desafios que virão, e, com otimismo, sabendo que muita coisa boa ainda vai chegar.

    Como exercitar a gratidão para começar o ano novo mais feliz e com bons planos?
    Um exercício bem simples certamente vai ajudar. Com gratidão em mente, e, caneta e papel na mão, faça o seguinte:

    Anote 3 coisas que aconteceram no ano que passou e que te deixaram muito feliz: pode ser um problema que você superou, um presente que ganhou, alguma coisa que conquistou, alguém que conheceu. Não importa o que: o importante é lembrar de pelo menos de três coisas que te deixaram muito feliz. E se lembrar de mais do que três, escreva também!

    Anote 3 coisas difíceis que você viveu: e depois de anotar, reflita sobre quais lições essas experiências te proporcionaram e como esses aprendizados podem te ajudar no futuro.

    Anote 3 objetivos importantes que você tinha no ano que passou: se você conseguiu cumpri-los, excelente! E se você não conseguiu cumprir algum (ou até mesmo todos), reflita sobre o que faltou para que eles fossem realizados.

    Anote 3 objetivos que você tem vontade de realizar em 2017: e pense em como pode cumpri-los.
    Analisando tudo que você viveu com uma visão estratégica e agradecido por cada aspecto dessas vivências, vai ser muito mais satisfatório criar seu plano de 2017 e abrir o calendário com felicidade e entusiasmo.

    Faça uma lista do que passou sob a lente da gratidão e seu planejamento de 2017 será muito mais entusiasmado. (Imagem: FreePik)

    E por falar em alegria e gratidão...
    Com mais de dez anos de experiência em gestão empresarial, sou grata por todos os aprendizados que tive até aqui. Cada vivência no meu dia a dia profissional, cada conversa com meus parceiros de negócio e amigos, cada desafio que apareceu no caminho, formam um maravilhoso conjunto de lições e alegrias. Sou grata por tudo e, por isso, nos primeiros dias de janeiro trarei para você algo muito especial, que preparei com muito carinho!

    Fique ligado! (Imagem: Blog Marcia Correa)

    Adeus ano velho e feliz ano novo!
    E nesse clima de renovação com gratidão, quero dizer que desejo a vocês, queridos leitores, um ano novo cheio de realizações e sucesso!

    Continuamos juntos em 2017!

    Feliz Ano Novo!

    Grande abraço!

    Marcia.

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.