• “Sempre fiz assim”: porque NÃO fazer tudo sempre igual é melhor para o seu desenvolvimento.

    31 de Maio de 2016 • Categoria: Gestão Mudança Resultados

    Vou começar nossa conversa com uma metáfora, e você já vai entender o porquê. Certa família fazia um peixe assado delicioso cuja receita passava de geração a geração. Um dia, a filha pergunta à mãe por que a calda e a cabeça eram cortadas. Ela, sem pensar no assunto, responde que o prato sempre foi feito deste jeito. Intrigada, a moça decide verificar com a bisavó. A resposta? “Na minha época o forno era menor, precisávamos cortar para caber”. Pois é. Não havia mais motivo para o corte, o que houve era uma necessidade – que já passou. Pensar nessa historinha é olhar para muitas empresas. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer (ou você mesmo disse) que um procedimento existe porque “sempre foi feito assim”? Não quebrar paradigmas e buscar novas soluções impede a evolução, inovação e crescimento, ingredientes indispensáveis na receita do sucesso. Se você quer saber como não deixar seu negócio cair na mesmice e como fazer sua empresa e carreira serem bem-sucedidas, acompanhe!


    Não fazer tudo sempre do mesmo jeito é evoluir. (Imagem: FreePik)

     

    Por que fazer tudo sempre igual é ruim para os negócios?

    “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim… Gabriela”. A marcha de Dorival Caymmi funciona bastante quando o assunto é samba. Mas, na vida da empresa, ser sempre igual não dá certo. Vamos pensar juntos: o mundo está em constante movimento. A cultura das pessoas muda e com ela os hábitos, tanto os do consumidor quanto dos profissionais que chegam ao mercado. Se a empresa decide praticar tudo da mesma forma que fazia quando nasceu, é uma questão de tempo (e pouco) até que ela não acompanhe a demanda, enfrente dificuldades e deixe de ter sucesso – até encontrar seu fim.

    Por mais dramático que pareça, é verdade. Aí, você pensa: existem empresas quase centenárias, muito tradicionais, que estão bilionárias e continuam grandes tubarões do mercado. Sim, verdade. Mas, por trás do aspecto conservador, elas concentram muitas mudanças, quebras de paradigmas e evolução – tudo em nome da inovação para conquistar o cliente. Coca-Cola e Pepsi, por exemplo. Rivais, ambas dominam o mercado de refrigerantes há décadas. Nos últimos anos, no entanto, a cultura da alimentação saudável se expandiu e os hábitos do consumidor mudaram. Chega a vez dos sucos, chás e bebidas de baixa caloria brilharem nas prateleiras do mercado.

    O que Coca e Pepsi fizeram? Embarcaram na onda, divulgando muito mais seus produtos saudáveis, patrocinando causas de combate à obesidade, salientando a importância dos exercícios físicos e ainda investindo em adoçantes naturais para seus produtos. As marcas, que antes apelavam para o apetite fomentando o consumo do refrigerante como acompanhante ideal do hambúrguer, agora, se preocupam em mostrar que suas bebidas também combinam com um estilo de vida saudável. Tradicionais, mas não sempre iguais. Percebe?


    Mudar os produtos, a embalagem, a logo, os processos internos, as campanhas publicitárias e as práticas é acompanhar as tendências e entregar o que o consumidor procura. (Imagem: Marcia Correa Blog, Coca-Cola, Apple, McDonald’s)

     

    Então, como começar a mudar?

    Eu diria que a palavra chave é questionamento. Tendo como princípios o recomeço, o reaprender e reiniciar, três perguntas devem estar sempre ao lado de nossas estratégias:

    • Por que estou fazendo desta forma? Tente entender quais os motivos que levaram a empresa a adotar certas atitudes, verifique se elas são coerentes com as necessidades atuais de operação.

    • Estou conseguindo os resultados pretendidos trabalhando desta forma? Analise crítica e sinceramente se a forma como a empresa funciona, se posiciona, comercializa seus produtos e entrega seus valores está de acordo com o que o consumidor busca. Se não, é hora de mudar – pesquise os hábitos da clientela, faça uma pesquisa de clima dentro da empresa, levante gastos. Investigue o que acontece.

    • Existe uma maneira melhor? Com os itens anteriores compreendidos, fica mais fácil de entender o que pode ser melhor, mais barato, mais eficiente e trazer mais lucro. Levante acampamento e marche rumo às melhoras.


    Questionar é o caminho para encontrar soluções, ter novas ideias e não estagnar. (Imagem: FreePik)

    Costumo dizer que quando permanecemos no mesmo lugar, iniciamos um processo de morte. Isso porque o antônimo de morte, a vida, tem tudo a ver com movimento! Desde que nascemos estamos nos movimentando, mudando, crescendo, nos transformando. Nosso corpo, nossa mente, tudo muda. E com os negócios, não pode ser diferente. Fugir do velho “sempre foi feito assim” através do questionamento abre as portas para a inovação. E inovação é um dos combustíveis fundamentais do sucesso.


     

    E você tem alguma dica para não ficar parado? Fique à vontade nos comentários!
    Abraços,

    Marcia.

     

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1 COMENTÁRIO(S)

Olá Márcia, gostaria de saber se você autoriza a publicação do link do seu artigo em meu perfil do LinkedIn? Obrigada pelo retorno

comentado por Lourdes em 22/10/2021

Claro, autorizada. Obrigada, Lourdes. 

comentado por Marcia Correa em 25/10/2021