• Como lidar com mais trabalho como recompensa

    05 de Abril de 2016 • Categoria: Comprometimento Gestão Resultados

    É trabalho que não acaba mais. Desafios para superar, metas para bater, problemas para resolver, mas quando chega o fim da semana está tudo certo. Que realização! Entretanto, no instante em que a maré se acalma, o chefe chama para uma conversa. Momentos de tensão. Seria uma advertência, uma promoção, uma medalha? É mais serviço. Ter a competência recompensada com mais trabalho é um movimento natural entre gestor e colaborador – o que para muita gente pode significar uma rasteira na motivação. Acontece que essa situação é, na verdade, uma excelente oportunidade de real crescimento e resultados positivos para o profissional. Como? Esse é o nosso assunto de hoje. Acompanhe!

    O poder da confiança

    Se analisarmos superficialmente a situação, receber mais trabalho como recompensa parece desagradável. Mas, ao observar esse momento com visão estratégica, é possível perceber o seu verdadeiro significado e notar que ele oferece muito mais vantagens do que o contrário. Veja só: quando o profissional desempenha suas atividades com competência, ele desperta um sentimento verdadeiramente positivo no gestor. A confiança. Desta forma, a medida que uma atividade requer comprometimento extra, as pessoas procuradas são aquelas que já demonstraram dar conta – são as que têm ela, a requisitada confiança do chefe. E esse passo é importantíssimo porque nos leva ao próximo, responsável pelos ganhos palpáveis: o destaque.


    Mais trabalho significa que temos confiança. E com ela, temos destaque. (Imagem – FreePik)

     

    Destacar-se para voar

    Por que estar em destaque é importante, afinal? A resposta é simples, pense comigo: da mesma maneira que o chefe lembra de você para realizar as tarefas extras por conta da confiança no seu trabalho, é em você que ele vai pensar quando surgir uma oportunidade de promoção. E não para por aí. Como profissional competente e de confiança que é, você não precisa ficar passivo, aguardando a evolução bater à sua porta. É possível pleitear as próprias chances de crescer: do pedido de aumento de salário à uma vaga interna de cargo superior, do subsídio para cursos de especialização a melhores equipamentos para executar as tarefas. Quem se destaca tem o reconhecimento necessário para que suas solicitações sejam levadas a sério. Quando você recebe mais serviço como recompensa e mostra que é ponta firme na execução, cria uma fundamentação de profissional diferenciado que lhe permite alçar voos maiores. É a partir destes momentos que semeamos uma bela colheita no futuro. E colhemos.


    Tudo que fazemos, volta. Se trabalhamos muito porque temos a confiança da gestão, certamente teremos destaque e por meio dele, sucesso. (FreePik)

     

    E se minha hora nunca chega, o que fazer?

    Existem vários caminhos, mas um que jamais deve guiar seus passos e tomar sua energia é o desânimo. Isso porque, mais trabalho como recompensa sempre contribui positivamente para a carreira. De um jeito ou de outro, ganhamos com isso. Além do crescimento que vem com o aprendizado e experiência, nos fortalecemos profissionalmente perante a rede de contatos. E se o chefe não valoriza o desempenho, certamente o mercado vai valorizar. Percebe?

    Trabalhar mais por ser competente não é um conceito que devemos associar à exploração descabida de nossos talentos. Essa é uma verdadeira chance de crescimento, de se destacar para colher os bons frutos. Para dar certo, basta estarmos atentos, guiando nossas ações com pensamento estratégico, boa vontade no coração e não deixando a oportunidade escapar.


     

    Agradeço pela leitura e participe na seção de comentários!

    Abraços,
    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

1 COMENTÁRIO(S)

Excelente texto Márcia. Atualíssimo. Parabéns.
comentado por Gilberto Lorenzi em 05/04/2016