• Metas: planejar e realizar!

    20 de Janeiro de 2021 • Categoria: Gestão Resultados

    “Que tudo se realize no ano que vai nascer”. Mais do que um trecho da canção de réveillon, esse é um desejo real. Tirar os projetos do papel nem sempre é fácil, mas com três passos simples é possível concretizar a lista de resoluções de ano novo e colher excelentes resultados na vida pessoal e profissional. Aí, cantar o restante da música fica mais fácil.


    Quando temos um plano, a música de ano novo ganha vida de verdade. (Imagem: Marcia Correa)

     

    Primeiro passo: defina o que te faz bem

    Quantas vezes você já parou para pensar no que realmente te faz feliz? É muito comum a gente traçar uma lista imensa de objetivos sem ao menos praticar um autoquestionamento sobre o que nos faz bem de verdade. Portanto, o primeiro passo é ter clareza quanto aquilo que gostamos, aquilo que faz sentido para nós. Só assim encontramos a motivação necessária para colocar em prática o que é preciso para chegar ao objetivo final. Se queremos ganhar mais dinheiro, precisamos trabalhar mais. Para trabalhar mais, é importante sentir uma boa dose de realização. Se sentimos, mão na massa. Se não, é hora de refletir sobre isso. (Recentemente, conversamos sobre satisfação profissional, aqui ). E esse exercício serve para todas as áreas da vida. Se a meta é ter saúde, o caminho é alimentação correta e exercícios. Academia não é sua praia? Existem outras maneiras de se movimentar: parque, natação, ioga, dança, artes marciais. Pense no que você gosta! Quer aprender um instrumento musical? Viajar mais? Falar outra língua? Tudo é possível quando temos determinação. E para isso, é imprescindível conhecer as próprias preferências.

    Segundo passo: defina as primeiras ações

    Com o autoconhecimento em mãos, chega o momento de traçar o plano de ação. Para que as metas se transformem em realidade, é fundamental visualizar quais são as primeiras atitudes e prioridades. Por exemplo: seu objetivo é crescer dentro da empresa. Fazer hora extra não é a verdadeira solução. O ideal é traçar um plano, que possui etapas como conversar com o gestor sobre oportunidades de crescimento, se candidatar às vagas sênior, buscar especializações. Se você já é chefe e quer deslanchar os negócios, aumentar as vendas e motivar a equipe, a dança é a mesma: trace os primeiros movimentos e os prioritários. Para a vida lá fora, funciona assim também. Estabeleça as primeiras atitudes, conheça as prioridades e comece a trabalhar.

    Terceiro passo: estabeleça prazos

    Já sabe o que quer e como começar? Então, imponha prazos para os movimentos e quando pretende atingir os resultados de cada etapa. Os sonhos se diferenciam das metas reais quando determinamos períodos para se concretizarem. E nessa etapa é fundamental que exerçamos uma autogestão bem firme, que inclui monitoramento, autocrítica e esforço.

     


    Preferências, ações e prazos: o caminho para os objetivos concretos (Imagem: FreePik)

     

    Conhecer o que a gente gosta, estabelecer um plano de ação e respeitar os prazos são os três passos para colocar em prática todos os objetivos que temos na vida. Sejam eles pessoais ou profissionais. E determinação e foco são os ingredientes principais na receita de preparo para realizar sonhos.

     


    (Imagem: Divulgação)

     

    Este texto foi publicado originalmente em 2015 e passou por curadoria e edição em 2021 e 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

1 COMENTÁRIO(S)

Marcia! Que texto perfeito! Sonhar é tão bom, mas praticar ações e transformar um sonho em realidade é tão gratificante. É apoderar-se de sua própria vida! Que 2016 sejam um ano de muitos sonhos, mas de muitas realizações para todos nós! Grande abraço! Adriana.
comentado por Adriana Castilho em 29/12/2015