• Contrate caráter, treine habilidades

    20 de Abril de 2021 • Categoria: Gestão Resultados

    O mundo ideal de uma empresa é composto por colaboradores motivados e felizes produzindo excelentes resultados. E para essa idealização se tornar realidade, a gente sabe da importância de uma boa dose de capacitação. Mas, será que o conjunto de habilidades é o principal caminho para o sucesso dos negócios?

    Uma das frases mais conhecidas e verdadeiras do mundo corporativo é justamente o título deste post. “Contrate caráter, treine habilidades” foi a máxima dita por Peter Schutz, empreendedor e palestrante alemão que entre 1981 e 1986 presidiu a Porsche e fez com que as vendas da companhia expandissem extraordinariamente. Mais do que uma frase de efeito, esse é um princípio importante, e nós vamos entender porquê.


    Dar prioridade para o caráter do profissional é um dos segredos de sucesso. (Imagem: FreePik)

     

    Por que olhar para o caráter?

    Diferente das habilidades, que são desenvolvidas através cursos, treinamentos e experiência profissional, o caráter é parte da composição das pessoas. Ele constrói os valores e desejos mais profundos do ser humano, semeados desde cedo e intensamente enraizados ao longo da vida. A menos que a vontade de ter um caráter incorruptível exista ou surja naturalmente dentro da gente, não há um método que a desenvolva. Não se pode forçar uma mudança de caráter.

    E nós sabemos a importância que o caráter tem na formatação da conduta das pessoas. Ele guia o comportamento, as escolhas, as decisões. E tudo isso é levado para dentro do ambiente de trabalho, influenciando diretamente desde pequenos trâmites do dia a dia até as grandes negociações. Portanto, optar por quem já tem os valores parecidos com os da empresa e carrega um caráter confiável, vai além da (muito importante, vale ressaltar) preocupação que se tem em dar chance às pessoas boas. É, também, construir um time saudável, com integrantes em quem se pode confiar. E esse é um passo vital para o sucesso do negócio.

    Caráter e habilidades: uma excelente união.

    Só podemos perceber o verdadeiro caráter das pessoas com o tempo de convivência. Mas, existem alguns mecanismos que ajudam a identificar a natureza das suas condutas. Além de analisar o currículo, que é uma etapa muito mais focada nas habilidades, conte com alguns testes de seleção e procure por referências. E importante: preste atenção no seu feeling durante a entrevista.

    Dito isso, vem o momento de dar a devida e merecida importância das habilidades em todo o processo. Por meio de uma boa liderança é possível acompanhar a rotina do profissional, perceber seus talentos e traçar seu perfil. Então, estruturam-se planos de desenvolvimento que permitem o destaque dessas habilidades, transformando-as no mecanismo de crescimento dos negócios.

     


    Com uma boa liderança, as habilidades são desenvolvidas e treinadas, transformando-se em resultados. Somadas ao caráter, é uma união que dá certo. (Imagem: FreePik)

     

    Se existir foco, disciplina e vontade, o aprendizado é continuo e a evolução é certa. E a soma de caráter + desenvolvimento de habilidades é quase como uma ciência exata. Essa conta, certamente, termina em bons resultados.

    Obrigada pela leitura, e fique à vontade para participar com seus comentários!

    Abraços,
    Marcia.

    Este post foi publicado originalmente em 2015 e revisado para nova publicação em 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

2 COMENTÁRIO(S)

Excelente conteúdo. Parabéns

comentado por Midian Valões em 28/08/2019

Como sempre, um excelente texto reflexivo. O mundo corporativo deve aprender a dar mais valor ao caráter das pessoas, não em detrimento das habilidades, como já mencionado, mas como parte importante do processo de seleção. Quem sabe assim teremos empresas mais humanas e colaboradores mais comprometidos.

comentado por Adriani Pereira em 22/12/2015