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Relações no ambiente de trabalho: como lidar com elas?
Passamos tantas horas no trabalho que é muito natural ele se tornar um ambiente fértil para amizades. E isso é bom? Depende. Os limites são bastante tênues e quando ultrapassados podem prejudicar nosso desempenho no trabalho e até em outras áreas da vida. Já, quando você consegue dosar o nível de intensidade das relações, respeita a opinião e o espaço de cada um e não permite que as amizades interfiram negativamente, elas podem ser bastante construtivas. Confuso? Algumas dicas simples podem te ajudar. Confira.
Saber se relacionar no trabalho é o segredo para atrair amizades construtivas e afastar as negativas. (Imagem: FreePik)Evite misturar hierarquias
Vamos começar, logo de cara, com o assunto mais delicado. Não existe uma regra que te proíba de ser amigo do chefe ou do subordinado. Inclusive, é bastante interessante que em eventos específicos todos interajam e se aproximem, criando uma relação mais amistosa no trabalho. E para isso existem as confraternizações. No entanto, quando os níveis de hierarquia se misturam demais, pode haver uma perda de limites que interfere na produtividade e até no conforto de certas situações. Por exemplo: o subordinado acha que por ter mais liberdade, não precisa cumprir prazos e deixa de respeitar as ordens. O chefe, acredita que por ser amigo, pode demandar serviço fora de hora ou que, por ter autoridade na empresa, tem a palavra final em todas as circunstâncias. Existem exceções? Sim, como em tudo na vida. Mas, a maioria das amizades intensas entre pessoas de diferentes hierarquias não trazem os resultados positivos que uma simples relação de cordialidade e parceria profissional pode trazer.Comece aos poucos
É importante identificar quem é quem e se aproximar daqueles que têm mais a ver com você. Ficar super amigo de quem a gente não conhece direito, pode abrir brechas para pequenas decepções. E no ambiente de trabalho, esse tipo de sentimento pessoal precisa ficar de lado para não atrapalhar a produtividade ou a carreira. Não precisamos fazer uma análise psicológica de cada um e tentar descobrir a personalidade das pessoas. Não se preocupe com isso. As afinidades surgem naturalmente, com o tempo. Por isso é legal ir com calma!Saiba diferenciar amigos de colegas
No trabalho é primordial se relacionar bem com todos. Pesquisas apontam algo que a gente já sabe: cada vez mais as empresas buscam por indicações. Portanto, para se dar bem no mercado, desempenhar as funções com competência é tão importante quanto ter um bom relacionamento com os profissionais da área. Mas, é importante entender que para ter essa boa relação, não é preciso provocar uma amizade intensa – e que as vezes até foge do natural. Certamente, existem aqueles com quem desenvolvemos um apego maior, que vão continuar conversando conosco e até indo à nossa casa se mudarmos de emprego. Mas a maioria são colegas: eles têm a vida e o espaço deles, que devem ser respeitados. Não é preciso “forçar a amizade” (como diria o bom e velho ditado) para criar um bom convívio e uma rede de contatos valiosa.Não fale tanto da sua vida pessoal
Para ser lembrado, não há necessidade de contar os problemas e particularidades. É interessante, sim, cultivar um relacionamento humano com os colegas, demonstrar compaixão e parceria. Mas isso não significa compartilhar os detalhes da vida a cada parada para o cafezinho.Seja bom com as pessoas, independente do grau de amizade
Além de contatos profissionais, que sempre devemos cultivar, as pessoas são justamente isso: pessoas. Trate com respeito e parceria todos com quem você convive na empresa, independentemente de ter ou não uma amizade mais rica em detalhes. Faça o bem sem olhar a quem.Obrigada pela leitura e fique à vontade para participar!
Abraços,
Marcia.