• Carreira, missão e realização: como ser feliz no trabalho?

    08 de Setembro de 2015 • Categoria: Comprometimento Gestão

    É bastante comum encontrar pessoas que não estão satisfeitas com a carreira, mas, não conseguem identificar exatamente o motivo dessa insatisfação. Como passamos uma boa parte do tempo trabalhando, é quase um caminho natural colocar a culpa na vida profissional quando a animação anda em baixa. Por isso, hoje, vamos conversar sobre algumas maneiras interessantes de identificar e desenvolver essa parte tão importante da vida da gente: nossa missão e realização na vida profissional.


    O filósofo chinês Confucio sabia que trabalhar com o que se ama transforma a vida profissional em uma parte prazerosa da nossa existência. Imagem: Wikimedia.org – Commons

     

    Pegando o mal pela raíz: a insatisfação profissional vem mesmo do trabalho?

    A gente canaliza uma grande quantidade de energias no serviço. Por conta disso, não sobra tempo e, muitas vezes nem pique, para analisar a fundo outras áreas da vida. E é aí que mora o segredo: antes de tomar qualquer decisão precipitada com relação à carreira, analise com carinho tudo que acontece a sua volta, observe sinceramente se a raiz dessa insatisfação não está vindo de outro lugar. Para a nossa surpresa, muitas vezes a parte profissional não é a culpada: canalizamos nela outras questões não resolvidas de nossas vidas.

    Conheça a sua vocação

    Para ter sucesso no que se faz é preciso fazer com amor. E esse amor vem da nossa vocação. É importante que a gente preste atenção no que gostamos de fazer para transformar essas atitudes em atividades de trabalho. Pequenas respostas colhidas em nossas condutas do dia a dia nos ajudam a entender a vocação que temos. Se você gosta de conversar, pode se dar bem trabalhando com o público, por exemplo. Se prefere ficar mais reservado, existe lugar no mercado para quem é mais quieto também. Se você já sabe que não gosta de números e tem experiência para entender que nunca vai gostar, mas, decide trabalhar na área financeira ou de contabilidade, certamente estará indo contra sua vocação e isso vai desencadear a frustração profissional. Entenda o que te deixa feliz e use isso a seu favor. Com certeza, a satisfação é o resultado.

    Veja sentido no que você faz

    Algo superimportante para encontrar motivação e satisfação no trabalho, é ver sentido naquilo que você exerce. Independente de cargo ou função, quando você entende que o seu serviço fará bem a alguém, com certeza você vai desempenha-lo com mais carinho. Seja o bem para a empresa, para o cliente, para os colegas ou para a sociedade, sua posição existe porque é importante no mundo. E se é importante, tem sentido. Enxergue isso!

    Busque feedbacks e evolução

    É bem importante que você saiba como está desempenhando seu papel. Seja o líder ou seja o integrante da equipe, procure saber como seus parceiros enxergam seu trabalho. Pedir por um feedback vai te ajudar a entender o sentido e o valor do que você faz. Consequentemente, vai te motivar a continuar desempenhando um bom papel e evoluindo cada vez mais.

    Veja além do dinheiro

    Dinheiro é bom e necessário. Mas, ele não precisa ser exatamente a chave para a sua felicidade. Vamos pensar assim: o dinheiro é o topo da montanha e trabalhar é o escalar dessa montanha. O objetivo? Não, não é chegar no topo para pegar o dinheiro. O objetivo é fazer uma escalada prazerosa e feliz, e ao chegar no topo, desfrutar de algo que estava por lá. Focar somente no retorno financeiro pode te levar a caminhos onde o único prazer que você tenha é conferir a conta bancária no fim do mês. E, embora a gente consiga comprar coisas que nos deixem felizes por alguns momentos, a verdade é que a maior parte dos nossos dias passamos trabalhando. Por isso a importância de escolher algo que te faça bem. Afinal, por que ser feliz só no dia do pagamento, se você pode ser feliz todos os dias? A caminhada, na verdade, é o que mais importa.

     


     

    Grande abraço,

    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

1 COMENTÁRIO(S)

não, é hora de refletir sobre isso. (Recentemente, conversamos sobre satisfação profissional, aqui ). E esse exercício serve para todas as áreas da vida. Se a meta é ter saúde, o caminho é
comentado por Metas: planejar e realizar! | Marcia Correa em 29/12/2015